Diretores de empresas associadas discutem desafios e ações estratégicas

Na reunião de Diretoria do Sintex, realizada nesta terça-feira, dia 28, os diretores de empresas associadas debateram questões importantes que irão afetar as indústrias e iniciativas estratégicas.

Um dos temas centrais da reunião foi a discussão em torno do Decreto 11.795/23, que dispõe sobre igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens, abrangendo funções reconhecidas pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Os diretores expressaram preocupação com a anonimização dos dados, reconhecendo que, dependendo do cargo, a publicação dos salários pode expor a remuneração individual.

Também houve o debate e o esclarecimento de dúvidas sobre os relatórios de transparência que devem ser divulgados duas vezes ao ano. O primeiro, inicialmente previsto para setembro, foi postergado para 4 de janeiro de 2024. De acordo com informações divulgadas, o documento será elaborado pelo Ministério do Trabalho com dados cadastrados no eSocial, e deve ser divulgado nos sites e redes sociais das empresas, entre outros meios.

O advogado e assessor jurídico do Sintex, José Carlos Muller, esclareceu dúvidas das empresas associadas e orientou para que tenham planos de cargos e salários bem estruturados, especialmente aquelas com 100 ou mais empregados e estão sujeitas às determinações do Decreto 11.795/23.

NR-12

Os participantes também trocaram informações sobre a NR-12 e discutiram a realização do evento do Sintex, em parceria com o Senai, sobre o tema, agendado para 5 de dezembro às 8h30.

Outros pontos da pauta incluíram a realização do quadro resumo sobre férias coletivas nas empresas associadas, quadro de movimentação pessoal, detalhes sobre o projeto de pesquisa salarial que está sendo desenvolvido pelo Sintex em parceria com a SBA Associados, e o início da negociação para o piso estadual de Santa Catarina.

Vacinação

O diretor executivo do Sintex, Renato Valim, também anunciou que a campanha de vacinação do Sesi já começou, e que em breve os formulários de adesão estarão disponíveis para as empresas garantirem doses com preços especiais.