CEATEX

O QUE É CEATEX

CEATEX – Programa de Certificação Ambiental Têxtil, foi estruturado pelo SINTEX – Sindicato de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, em parceria com o SENAI/SC, visando contribuir para o aumento da competitividade da indústria têxtil e do vestuário, incentivando ações que busquem:

A adesão ao programa é voluntária, e a empresa interessada passa por um processo de avaliação para conhecer o seu estágio em relação às questões ambientais, de acordo com os critérios estabelecidos a seguir, possibilitando a sua certificação ambiental.

ESTRUTURA DO PROGRAMA CEATEX

O Programa CEATEX prevê um processo de certificação de empresas da área têxtil em três níveis distintos:

Neste nível a organização, além de atender aos critérios dos níveis anteriores, deverá ter uma postura proativa por meio da otimização dos seus processos de produção para a minimização de desperdícios de matérias-primas e insumos e da própria poluição, com a aplicação de metodologias como a de Produção Mais Limpa.

 

Neste nível a organização busca o atendimento voluntário aos modelos estabelecidos em normas técnicas ambientais de gestão e de processos ou implementa programas e ações compatíveis considerando a avaliação dos impactos no meio ambiente, a aplicação do princípio da melhoria contínua e a prevenção da poluição como fatores diferenciais.

 

Os critérios para atender a este nível são voltados à conformidade legal e a práticas ambientais básicas. As atividades propostas voltam-se para capacitação, organização de base de dados e geração de mecanismos de suporte técnico que busquem a conformidade legal da empresa.