Sintex participa de reunião da Abit e discute impactos da nova IN 2216/24 para o setor têxtil

O Sintex esteve presente na reunião do Comitê Tributário da Abit realizada no dia 25 de setembro. O encontro teve como foco principal a análise da nova Instrução Normativa (IN) 2216/24, que amplia a obrigatoriedade da Declaração de Informações sobre Benefícios Fiscais (DIRBI) e traz diversas implicações para o setor têxtil.

A IN 2216/24 acrescenta 27 novos incentivos fiscais à lista da DIRBI, incluindo os Incentivos à Inovação, baseados na Lei do Bem. Durante a reunião, representantes do Sintex e de outras empresas do setor debateram os impactos dessas novas regras para a indústria têxtil, buscando entender as oportunidades e desafios que se apresentam.

Outro ponto crucial da agenda foi a discussão sobre o valor do ICMS na transmissão de energia, considerando a diferença entre energia comprada e consumida.

Além disso, os incentivos fiscais para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) previstos na IN 2216/2024 também foram abordados. Os participantes avaliaram as condições para acesso a esses benefícios e as possibilidades de otimização dos investimentos em inovação pelas empresas do setor.

O Sintex, como representante das indústrias têxteis de Blumenau e região, considera fundamental acompanhar de perto as mudanças na legislação tributária e participar ativamente das discussões que impactam o setor. A participação em eventos como a reunião do Comitê Tributário da Abit demonstra o compromisso da entidade em defender os interesses das empresas associadas e em promover um ambiente de negócios mais justo e competitivo.