Sintex participa do Seminário da Cultura Exportadora em Blumenau

O Sintex esteve presente no Seminário da Cultura Exportadora, realizado em Blumenau no dia 16 de setembro de 2024. O evento marcou a assinatura da parceria entre ApexBrasil e Sebrae, que visa fortalecer os pequenos negócios catarinenses no mercado internacional por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Com essa iniciativa, micro e pequenas empresas terão acesso a suporte especializado para ampliar sua competitividade e explorar novas oportunidades no comércio exterior. O seminário abordou ferramentas e estratégias para exportação, além de promover uma mesa redonda com cases de sucesso. Durante o evento, foi destacado o papel fundamental que a exportação desempenha no desenvolvimento econômico de Santa Catarina, terceiro estado com maior número de MPEs exportadoras no Brasil.

“Acreditamos na exportação como um vetor de desenvolvimento não só local, como estadual e nacional. Santa Catarina tem uma economia muito diversificada e com um potencial enorme para aproveitar todas as oportunidades que os mercados globais têm disponíveis. Para isso é preciso se adaptar, se qualificar conforme as demandas dos outros países”, esclarece Ana Repezza, diretora de negócios da ApexBrasil.

Segundo um levantamento do Sebrae, os pequenos negócios movimentaram cerca de R$ 3 bilhões de dólares em exportações em 2023. Hoje, quase 60% das exportações das MPEs são para as Américas - e Santa Catarina é o terceiro estado no ranking nacional de micro e pequenas empresas exportadoras de produtos e serviços. Dados da ApexBrasil indicam que ano passado 43,6% dos atendimentos foram para os empreendedores de pequenos negócios; a expectativa é que em 2024, o percentual deve ser maior do que 50%.