Reunião do Pedem - Eixo Têxtil destaca inovações e parcerias para o setor

A reunião mensal do Programa de Desenvolvimento da Indústria Têxtil (Pedem) - Eixo Têxtil, realizada na última segunda-feira, dia 17 de junho, contou com a participação do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau) e outros importantes representantes do setor. O encontro abordou temas como a evolução da indústria têxtil local e nacional, destacando a Indústria 4.0, além de inovação e parcerias estratégicas.

Representantes do Sintex, Texneo e Avalon apresentaram um levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelo setor, com um enfoque especial nas tecnologias da Indústria 4.0.

A Blusoft, Sintex, Senai e UFSC trouxeram informações atualizadas sobre a organizção do evento Inova Têxtil, que incluirá um Pitch Day com startups focadas em soluções inovadoras para os desafios do setor têxtil. Este evento visa promover a inovação e conectar empresários com novos talentos e tecnologias emergentes.

A reunião também discutiu a organização de uma missão técnica à Colombiatex em janeiro de 2025 e ao CETIQT no Rio de Janeiro. Esta iniciativa, envolvendo Sintex, Senai e Sebrae, tem como objetivo trazer insights e tecnologias de ponta para a indústria têxtil de Blumenau.

O presidente do Sintex, José Altino Comper, e o diretor executivo, Renato Valim, apresentaram uma análise da atual situação do setor têxtil em Blumenau, destacando desafios e oportunidades.

Durante o encontro também foi apresentado o programa Transforma Tech, uma iniciativa destinada a inserir jovens de 14 a 16 anos no mercado de trabalho através de qualificação profissional na área de tecnologia. O programa, em parceria com o Senai, oferece uma oportunidade única para jovens em situação de vulnerabilidade social em Blumenau.

A participação do Sintex, junto com outras entidades e empresas, reforça a importância da colaboração para superar desafios e aproveitar oportunidades.