Sintex promove evento sobre logística reversa e exigências para a indústria em diferentes estados

O Sintex promoveu nesta quarta-feira, dia 11, uma palestra gratuita online, para as empresas associadas sobre como cumprir a exigência de logística reversa prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da compensação ambiental de embalagens. Durante a programação, foi explicado sobre como cada estado do Brasil está tratando a questão e as formas de atender as diferentes exigências.

De acordo com a PNRS, a logística reversa deve ser aplicada para os resíduos de significativo impacto ambiental. É o caso dos  produtos classificados como perigosos, como as lâmpadas, medicamentos, aparelhos eletrônicos, pneus, defensivos agrícolas e pilhas e baterias, que devem contar com um sistema robusto  para garantir que seus resíduos sejam descartados da forma correta.

São assim também consideradas, ou seja, passíveis de logística reversa por seu impacto ambiental, as embalagens em geral (sejam elas de papel, plástico, vidro ou metal, por exemplo).

Para que as empresas associadas possam cumprir com as exigências da PNRS, o Sintex firmou convênio com a Eureciclo e o Instituto Giro, entidade gestora que assegura que a logística reversa de embalagens equivalentes às das empresas associadas aconteça, através do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Dentre suas funções, ela emite certificados necessários que comprovam o cumprimento das PNRS pelas empresas envolvidas.

Para saber mais acesse: https://www.eureciclo.com.br/