Empresa têxtil brasileira lista quatro dicas para um desenvolvimento sustentável no setor no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o setor têxtil é o segundo maior da economia brasileira, empregando mais de 1,5 milhão de pessoas. Além disso, levantamentos recentes como o do Instituto IEMI (Inteligência de Mercado), apontam para o ano de 2023 uma tendência de recuperação total das perdas registradas nos últimos três anos, em consequência da pandemia. Espera-se a comercialização de 6,55 bilhões de peças, 3,8% a mais do que em 2019, quando o setor estava no auge da produção.

Os dados nos trazem reflexões que pensar em desenvolvimento sustentável nunca foi tão necessário. Diante disso, Francis Axt, Gestora de ESG da Texneo, uma das maiores indústrias têxteis da América Latina, listou pontos importantes para o desenvolvimento sustentável no país:

Olhar ESG: Mais do que tendência, o ESG é uma realidade e as empresas precisam se adequar. O empreendedor deve estar atento e engajado a levar as boas práticas para toda a empresa. A visão para esse tema deve considerar fatores como a geração de valor financeiro, social e ambiental em toda a cadeia de valor. A gestão ESG deve contemplar metas e processos que ajudam no processo a novos mercados, novos clientes, crédito, talentos reputação.

Adotar processos mais limpos e eficientes: Esse ponto é imprescindível para reduzir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos, além de melhorar a produtividade, sempre pensando em baixo impacto ambiental.

Implementação de programas de reciclagem e reutilização de resíduos têxteis: Isso ajuda a estimular a economia circular, já que o mercado exige da empresa um olhar para seu processo fabril com a missão de reduzir desperdícios.

Ter uma visão social sobre o papel da empresa na sociedade e no meio ambiente: Isso significa trabalhar em prol de uma cadeia produtiva mais justa e responsável, diversa e respeitando os direitos humanos, trabalhistas e valorizando as comunidades locais.

E por fim, é preciso entender que tecnologia, inovação e sustentabilidade andam lado a lado e precisam estar alinhados.

Sobre a Texneo

Fundada em 1994 pelos irmãos Ricardo Axt e Fabrício Axt, a Texneo é uma das principais indústrias têxteis da América Latina, com foco na produção de malhas em rolo para os segmentos sportswear, beachwear, underwear e lifewear. A empresa aposta na tríade de sustentabilidade, inovação e olhar humano para desenvolver seus produtos e ampliar seu atendimento em todo território nacional e outros 17 países, marcando presença na América Latina, Estados Unidos, Europa, África do Sul e recente expansão para América Central somando mais de 1,5 mil clientes ativos. Além disso, possui importantes certificações como a ABVTEX, OEKO-TEX, ZDHC, Green Fiber e a certificação Great Place to Work.