Novos mercados desafiam a indústria têxtil e de confecção

O mercado têxtil e de moda sofreu diversas mudanças com a pandemia, promovendo novos comportamentos dos consumidores, abrindo mercados e acelerando o uso de tecnologias digitais para venda e consumo, com impactos também nos modelos de negócios. O tema foi discutido no primeiro painel do Congresso Internacional Abit 2022, com foco nos novos mercados que se abriram para a indústria têxtil e de confecção, especialmente por meio dos materiais avançados e novos canais de produção e consumo.

O presidente do Sintex, José Altino Comper, participou do evento, nos dias 3 e 4 de novembro, no Minas Center, em Belo Horizonte (MG), que teve como tema “Estratégias para um futuro mais sustentável”.

Sabrina Capozzi, diretora da Futurebrand, destacou que as marcas precisam refletir como melhorar a vida dos consumidores. “Marcas fortes são aquelas preparadas para o futuro e conseguem se adaptar ao longo do tempo”, disse. Ela também destaca que as empresas podem ditar microtendências. Entre as tendências para 2023, Capozzi aconselha que as marcas se posicionem de modo positivo visando o futuro com otimismo.

O painel também contou com James Wellwood, fundador da Urbanic, que tem 100% de foco na moda com sustentabilidade e inclusão através de tecnologias avançadas. “Inclusão não é somente uma palavra da moda, queremos superar barreiras e incluir as pessoas”, declara. Embalagens sustentáveis também são usadas pela marca que tem recebido feedback positivo dos consumidores no contexto ESG.

Rogério Guimarães, diretor de Franquias e E-commerce da Lupo, também participou da discussão apresentando as principais inovações promovidas pela empresa que produz 200 milhões de peças por ano. Entre os destaques, soluções tecnológicas para incrementar a experiência de compra dos consumidores no varejo. “Temos que ir aonde o consumidor seja encontrado e oferecer uma experiência consistente tem todos os canais”, pontua.

Mais informações sobre a programação do Congresso Internacional Abit no site: