Notícias
Movimento ModaComVerso é apresentado ao Sintex
Iniciativa valoriza e incentiva quem está fazendo a diferença no setor, oferecendo condições éticas e humanas a toda a cadeia têxtil.
O diretor executivo da ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, Edmundo Lima, apresentou à diretoria do Sintex, nesta terça-feira, dia 26, o movimento ModaComVerso. A iniciativa lançada em setembro de 2021 tem como objetivo promover a moda socialmente responsável no Brasil a partir do estímulo a uma cadeia de valor ética, humana e transparente.
Liderado pela ABVTEX, o movimento reúne varejistas, fornecedores e parceiros comprometidos com o combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil, além da redução da informalidade do setor. Para isso, o Moda Com Verso tem como meta mostrar que toda roupa ou calçado passa por um longo trajeto até chegar a nós, num processo que envolve pessoas, recursos, tempo e dedicação.
Dessa forma, o movimento busca dar visibilidade para quem de fato está fazendo a diferença no setor, oferecendo condições éticas e humanas a toda a cadeia.
Todo varejista participante do movimento assume o compromisso de auditar e monitorar 100% de sua cadeia produtiva e somente adquirir produtos das empresas aprovadas nas auditorias, por meio do Programa Abvtex, que tem mais de 3.799 mil empresas fornecedoras aprovadas e já fez mais de 47 mil auditorias em 645 municípios de 18 estados. Diversas indústrias têxteis associadas ao Sintex integram o programa.
Consumo consciente
O diretor executivo da ABVTEX também apresentou dados de uma pesquisa desenvolvida pela entidade para saber como o público-alvo do varejo têxtil se relaciona com causas sociais e ambientais.
O estudo constatou que os consumidores do varejo têxtil, especialmente os mais jovens, valorizam ações socioambientais e consideram importante que as empresas do setor promovam iniciativas. A pesquisa também apontou que o combate ao racismo ganhou importância nos últimos três anos, bem como o combate ao trabalho escravo.
O presidente do Sintex, José Altino Comper, destacou a importância de as indústrias têxteis saberem comunicar as boas práticas do setor, para reverter a imagem equivocada sobre a produção têxtil nacional que ainda existe entre uma parcela da população.
Compartilhe:
<< Voltar