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Haco apresenta case de RFID com etiquetas reutilizáveis voltadas para o varejo inteligente

A empresa entregou o projeto das etiquetas reutilizáveis na loja Up Kids, do Grupo Cristina, com um inventário de mais de 20 mil itens e agora, pretende ampliar o projeto para outras lojas. 

A Haco RFID entregou, em parceria com o Grupo Cristina, o primeiro case de etiquetas RFID reutilizáveis para o varejo inteligente. O planejamento que teve início em 2020 foi entregue em outubro de 2021 com toda a loja Up Kids catalogada, sendo mais de 20 mil itens. O projeto, que além de replicável, acessível e totalmente mapeável, tem como objetivo piloto, a entrada de mercadorias, todo o inventário da loja, checkout e sistema anti-furto. 

O projeto de RFID foi pensado exclusivamente para levar fluidez às lojas do varejo sem precisar utilizar um grande mapeamento de RFID. “Foi um projeto que realizamos para que fosse realmente aderente, ao processo e ao dia-a-dia que o varejo já utiliza, tendo um projeto 100% operacional, usufruindo da tecnologia e numa forma muito acessível” conta Leandro Fandaruff, gestor da unidade de RFID da Haco. 

O principal ponto a ser melhorado com o projeto, era a realização do inventário das peças existentes. Como a empresa possui muitos itens como peças de roupas do RN a 14 anos, mais de 5 marcas de vestuário, além de acessórios e outros itens, o inventário de todo o estoque chegava a demorar mais de 3 dias, várias pessoas envolvidas e como a contagem das peças era feita manualmente, o inventário acabava sendo finalizado com alguns erros.

A gerente de varejo do Grupo Cristina, Luciana Müller, contou que, “o processo que antes demorava em torno de 3 dias, entre preparação, contagem e importação, agora está levando em torno de 50 minutos, com mais assertividade, mais agilidade e mais economia, principalmente em pessoas envolvidas.” 

Aplicação da etiqueta de RFID junto a tag anti furto FOTO: DIVULGAÇÃO 

Como a loja já utilizava tags rígidas anti-furto, a Haco desenvolveu uma etiqueta de RFID para ser aplicada junto a esta etiqueta, podendo ser reutilizada em outras peças após desassociar o código de barras a etiqueta RFID. A realização do projeto, também previu a utilização do mesmo software já existente no varejo, possibilitando a associação do código de barras com as etiquetas RFID e tornando o projeto financeiramente mais acessível. 

Os ganhos reais do projeto já podem ser vistos no primeiro mês de aplicação. O acerto do estoque está sendo realizado aos poucos, agora que o inventário pode ser feito semanalmente com grande facilidade, com o custo quase zero e com apenas 1 pessoa inventariando todas as peças. Todas as notas fiscais de entrada estão seguindo para a loja sem nenhum erro, o que facilita o inventário e também a localização das peças a qualquer momento, além da melhoria e assertividade no processo de entrada das mercadorias no balcão da loja. 

Leandro conta ainda que “o projeto é financeiramente acessível para qualquer varejo, pois existe uma menor necessidade de hardware, menor necessidade de integração/customização de software/sistema e menor necessidade de treinamento/capacitação, para que a equipe de profissionais esteja qualificada a conduzir a operação.” Visto que todo o projeto, utilizou apenas 2 equipamentos, o mesmo sistema de gestão de software e os mesmos profissionais capacitados.

[Vídeo do evento de entrega do case de RFID Grupo Cristina: https://youtu.be/WGulh7m2Pws

Conheça a Tecnologia RFID 

O RFID é uma tecnologia de identificação por radiofrequência que pode ser aplicada nos diversos segmentos e necessidades de negócios do mercado mundial. Ideal para alavancar melhores resultados através da otimização de processos logísticos (recebimento, transporte, controle de mercadorias, inventários e distribuição), na redução de custos operacionais, no aumento da eficiência dentro da cadeia produtiva, no controle patrimonial, na segurança do seu produto e da sua marca . 

A tecnologia RFID é composta por três componentes: as etiquetas, um hardware formado por antenas/leitores e um programa de gestão (software). As antenas interligadas a um leitor transmitem sinais por meio de ondas de radiofrequência, que funcionam como requisições para as etiquetas, que por sua vez, são ativadas e respondem a essas requisições de dados que estão armazenadas no microchip da etiqueta. Os dados coletados são enviados a um sistema de gestão e transformados em informações que poderão ser processadas conforme necessidade.

Como funciona o RFID na Indústria, logística e Varejo.

Vídeo: DIVULGAÇÃO [Link do vídeo] https://www.youtube.com/watch?v=8jO2LfTftWw 

 

No Brasil, a tecnologia já vem sendo amplamente utilizada nas empresas e indústrias, como por exemplo no controle de produção, gerenciamento de ativos, controle de inventário, automação na logística, pedágios e até bibliotecas. Além disso, o RFID possui vantagens como: redução de retrabalhos em diversos departamentos da empresa, redução do tempo de realização dos procedimentos que envolvem etiquetas, aumentando a produtividade da equipe, contagem de mercadorias podem ser feitas de forma instantânea e economizando nos custos por conta da otimização da mão de obra. 

Envolvimento da Haco com a tecnologia RFID 

Como empresa líder do segmento de identificação de marca, a Haco sempre buscou acompanhar de perto e integrar as melhores soluções tecnológicas da área, iniciando em 2003 seus estudos para o desenvolvimento das etiquetas RFID. Em 2006, os primeiros frutos começaram a brotar com o projeto piloto para a Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau, e já no ano seguinte, a participação em feiras e a realização de visitas internacionais. 

Em 2009 as pesquisas foram intensificadas, resultando na formação de parcerias que levariam, no ano seguinte, aos projetos de identificação de calçados, de containers e do case de sucesso Memove, já em 2011. Neste mesmo ano a produção foi automatizada, havendo toda uma reestruturação da unidade. 

Em 2012 quatro novos projetos de etiquetas RFID foram desenvolvidos: para controle de rolos de malhas, de camisaria e jeans, projeto tag para identificação de árvores e o projeto pulseiras RFID para eventos. Em 2020, foram desenvolvidos novos tags de NFC e alguns botões de camisaria com chips RFID para lavanderia e em 2021, o projeto de tags RFID reutilizáveis para o varejo inteligente, tornando o projeto, muito mais acessível.

Conheça o Grupo Cristina 

O Grupo Cristina foi fundado na década de 70, com início na produção de peças em tricô e a confecção própria com a marca Malhas Cristina. Na década de 80, o grupo deu início a produção em malharia circular, além do atendimento a clientes Private Label, sem deixar de produzir a marca própria Malhas Cristina. 

Em 2000, a empresa inicia sua entrada no mercado de varejo adulto, com as marcas The Philippines e Up Girl. Em 2015, o nome da marca muda para Cristina Fashion Brands, e visando se adaptar às necessidades do público consumidor, passa a produzir peças com foco 100% no segmento infanto-juvenil. Atualmente, são elas: Quimby, Bee Loop, Up Baby e Gloss. 

Atualmente o Grupo Cristina fortalece sua presença no segmento bebê e infanto juvenil, passando a atuar apenas neste mercado, distribuindo suas marcas próprias por todo o território nacional e para vários países da Europa, Oriente Médio, África, América do Norte, Central e Latina.



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