Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar comemora 30 anos com desfile de peças em crochê

Pacientes e voluntárias confeccionaram peças de vestuário e acessórios com fios doados pela Círculo S/A

Setembro é o mês do aniversário da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar. Para celebrar a data e iniciar as ações relacionadas ao Outubro Rosa, a entidade contou com o apoio da Círculo S/A para promover atividades entre pacientes e voluntárias. Foram quatro meses confeccionando roupas e acessórios em crochê que foram apresentados na última terça-feira (24/9) em um desfile das próprias artesãs com as peças produzidas, no Bunge Espaço Natureza, em Gaspar.

O projeto iniciou em maio e contou com a experiência e o conhecimento da professora Bruna Szpisjak, do Time de Artesãos da Círculo S/A, que ensinou e acompanhou o grupo de oito integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “O trabalho artesanal funciona como meio de terapia, lazer e socialização. O grupo se encontra semanalmente na nossa sede para se dedicar à produção de peças em crochê com o material disponível e fornecido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer por intermédio de doações. Através das artes manuais buscamos resgatar a autoestima e o poder de realizar tarefas desafiadoras para mulheres que passam por tratamento de câncer de mama”, esclarece a voluntária e coordenadora do grupo das mastectomizadas, Erica da Silva.

Além de terapêutico, o objetivo do projeto é que cada participante produza uma peça de vestuário adaptada às necessidades ergonômicas do seu corpo. A Bruna Szpisjak alinhou o seu conhecimento na técnica artesanal com um estudo aprofundado, orientando em workshops o grupo para garantir que cada participante pudesse concluir o projeto de acordo com a sua necessidade, criando peças confortáveis e, claro, com muito estilo. “Pudemos evoluir e aplicar boas ideias em cada encontro realizado. O crochê é uma atividade que funciona como relaxamento e também tem como proposta resgatar a autoconfiança e autoestima dessas mulheres”, comenta Bruna. 

Para esta ação de aniversário, a Círculo S/A doou cerca de 150 produtos entre eles novelos, agulhas e acessórios que foram transformados em 24 peças como saídas de praia, bolsas, coletes, blusas, biquínis e vestuário infantil. O resultado deste projeto será transformado em um e-book, que pode ser compartilhado e reproduzido em outras Redes de Combate ao Câncer ou na comunidade como forma de incentivo e alerta à prevenção do câncer de mama. O propósito desta iniciativa é melhorar a autoestima, oferecer mais autonomia, reconhecimento e acessibilidade às mulheres, num processo sensível de descoberta, aceitação, esperança e bons sentimentos.