FIESC homenageia industriais e defende nova previdência e incentivos

“Precisamos dizer com clareza e firmeza que o setor industrial catarinense apoia incondicionalmente a reforma previdenciária, essencial para restabelecer o equilíbrio fiscal, atrair investimentos e manter a roda da economia girando”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, na solenidade de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, na sexta-feira (24), em Florianópolis. “Em âmbito estadual, defendemos a manutenção e regulamentação dos incentivos fiscais”, disse, no evento que marcou o encerramento da Semana da Indústria, iniciativa que promoveu ações em todo o estado nas unidades de SESI e SENAI.

O presidente do Sintex, José Altino Comper, e o diretor executivo da entidade, Renato Valim, prestigiaram a cerimônia, que homenageou o empresário Rui Altenburg, da empresa Altenburg, associada ao Sintex, que recebeu a comenda máxima da indústria nacional, a Ordem do Mérito Industrial da CNI. "Este é um merecido reconhecimento à sua gestão e produção inovadora. É motivo de orgulho para nós vermos indústrias como a Altenburg e a trajetória de empreendedores como Rui se destacando", afirmou Comper.

Além das homenagens, o evento apresentou demandas importantes da indústria. “Há uma ideia equivocada de que [incentivo fiscal] se trata de renúncia fiscal. Mas ninguém pode abrir mão daquilo que não possui. A alegada renúncia é sobre uma arrecadação que não existiria sem os incentivos fiscais. Eles mantêm e atraem empresas que movimentam a economia, geram empregos e elevam a arrecadação do tesouro”, resumiu Aguiar. Ele mencionou as reuniões realizadas nos últimos meses com o governo do estado para equacionar a regulamentação setorial dos incentivos fiscais dentro dos parâmetros legais, preservando setores econômicos fundamentais para a geração de empregos e a arrecadação pública. “Temos convicção de que esse capítulo em breve será concluído, com o encaminhamento à Assembleia Legislativa das pautas como foram acordadas com o setor produtivo, para que as mesmas sejam aprovadas, convertidas em lei e sancionadas em tempo hábil”, afirmou.

O presidente da FIESC ressaltou a trajetória vitoriosa dos homenageados e disse que eles honram a classe industrial do estado. Receberam a Ordem do Mérito Industrial Glauco José Côrte (vice-presidente executivo da CNI), Leonardo Fausto Zipf (Duas Rodas Industrial) e Sidney Haroldo Teruo Ogochi (Ogochi Menswear). O empresário Rui Altenburg, da empresa Altenburg, recebeu a comenda máxima da indústria nacional, a Ordem do Mérito Industrial da CNI. Também foi entregue o Mérito Sindical.

Ainda em seu discurso, Aguiar chamou a atenção para o momento político e econômico delicado pelo qual passa o país. “Assistimos perplexos a notícias como a discussão sobre o impeachment do presidente da República. Lembramos que decorreram menos de 150 dias de mandato. Isso é algo preocupante e paradoxal para um país que o elegeu com 57 milhões de votos. Somente em nosso estado, recebeu 2,8 milhões de votos, mostrando que Santa Catarina apostou alto num Brasil diferente”, argumentou, convidando a plateia a refletir. “Conclamo aos colegas empresários e a todos os que aqui se encontram para que invistamos e nos esforcemos na defesa intransigente de um novo Brasil”, afirmou.

Confira o vídeo elaborado com Rui Altenburg.

Mais informações no site da Fiesc.

Fotos: Marcos Campos