Presidente e diretor do Sintex conhecem projetos da cidade de Gaspar

O presidente do Sintex, José Altino Comper, e o diretor executivo da entidade, Renato Valim, participaram de uma reunião com o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, nesta segunda-feira, 11, na sede da Acib. Durante o encontro, foram apresentados detalhes do projeto de anel de contorno viário metropolitano do município vizinho. Wan-Dall destacou que as obras beneficiarão toda a região. “O projeto vai aliviar o trânsito regional e permitir que se possa transitar de um bairro a outro por vias internas”, explicou.

A expectativa é que as obras iniciem no segundo semestre e que 70% delas sejam executadas pela iniciativa privada, nas obras de pavimentação. Devem ser investidos cerca de R$ 68 milhões para os quatro trechos da obra. Além de criar alternativa para o trânsito, o projeto visa fomentar o desenvolvimento da região, criando uma rota de desenvolvimento para empresas, indústrias e comércio.

“A iniciativa privada poderá executar as obras de pavimentação e pode usufruir de 20% de área verde e comunitária, que não serão repassadas ao município”, explicou o prefeito.

Apresentando o mapa das obras, Wan-Dall demonstrou que novas vias serão praticamente uma paralela à Jorge Lacerda, desafogando o trânsito. “Estudos apontam que cerca de mil veículos deixarão de circular nos horários de pico nas regiões centrais”, destacou.

O prefeito de Gaspar anunciou também o projeto para uma nova sede da Prefeitura e para um parque destinado à comunidade, nos moldes do Ramiro Ruediger. “Evidentemente que não conseguiremos executar essas obras neste mandato, mas elas ficarão desenhadas e prontas para próximas gestões”, destacou o prefeito.

 

Alguns desafios do projeto, segundo Wan-Dall são:

O prefeito de Gaspar falou que projeto vai ao encontro da proposta de uma nova cidade, espelhada em exemplos, como o da Pedra Branca, em Palhoça, e apresentou um projeto de plano diretor para essa cidade do futuro.

Outros investimentos

No encontro com empresários, Wan-Dall apresentou ainda o Programa Avança Gaspar, que contempla obras e projetos para o desenvolvimento da cidade, até 2023.

Com investimento previsto de R$ 150 milhões, a iniciativa inclui obras de mobilidade urbana, pavimentação de diversas vias, reurbanização de algumas ruas, entre outras obras em saúde, educação, turismo, assistência social e saneamento.