Em reunião com empresários, Merísio se compromete com enxugamento do Governo

O presidente do Sintex, José Altino Comper, e o diretor executivo, Renato Valim, participaram de um encontro entre empresários e o candidato ao Governo do Estado Gelson Merísio, em conjunto com o vice, João Paulo Kleinübing. O evento foi promovido pelas entidades empresariais da região, em conjunto com a Acib, e aconteceu no dia 15 de outubro.

Na ocasião, Merísio ressaltou que um dos principais pontos do plano de governo será a gestão e enxugamento da máquina pública. Citou, por exemplo, a extinção de 1200 cargos comissionados e disse que irá governar com apenas dez secretários. Também assumiu o compromisso de não aumentar a carga tributária.

Ele e o vice, Kleinubing, citaram ainda como prioridades o prolongamento da SC 108 (Via Expressa) na área de infraestrutura; sistema de barragens e contenção de cheias; e apoio à estrutura hospitalar comunitária existente a partir do financiamento desses hospitais, bem como a mudança do modelo de gestão hospitalar do Estado, valorizando a eficiência e o resultado.

O presidente do Sintex, José Altino Comper, criticou a LDO aprovada em julho deste ano que limita o incentivo ao setor têxtil. “Estamos perdendo competitividade. Há muitas empresas indo embora de Santa Catarina, como a Dudalina, por exemplo, por questões tributárias”, afirmou.

Merísio observou que a LDO aprovada neste ano vale apenas para 2019 e que em 2020 a condição será revista. “Temos que ter absoluta transparência nos critérios e instrumentos de medição de resposta para analisarmos se o mecanismo de incentivo compensa o retorno com impostos. Mas, daremos segurança jurídica e absoluta impossibilidade de aumentar a carga tributária, não aumentando alíquotas e diminuindo a desoneração”, apontou.

O senador eleito Esperidião Amin acompanhou a reunião e se comprometeu a priorizar a duplicação da BR 470 no seu mandato, assim como disse que irá se empenhar para que ocorra a Reforma Tributária.

Demais lideranças presentes na reunião aproveitaram também para cobrar compromissos dos candidatos.

(Com informações da Acib / fotos Cristiane Soethe - Presse Comunicação)