Diretor do Sintex participa de debates sobre cenário político e Fake News

O diretor-executivo do Sintex, Renato Valim, participou de uma apresentação do gerente de Jornalismo Regional da NSC Comunicação, Domingos Aquino, nesta segunda-feira (03). Durante a programação, foram apresentadas as ações que estão sendo empreendidas pela NSC contra as fake news, notícias falsas escritas e publicadas com a intenção de enganar para a obtenção de ganhos financeiros ou políticos.

Aquino detalhou sobre o trabalho da NSC de “fact checking”, ou seja, checagem das informações, uma iniciativa chamada de Prova Real, e deu dicas para que cada um possa fazer também a sua checagem dos fatos.

Cenário Político

Após a apresentação de Aquino, houve um debate com Moacir Pereira colunista da NSC, que fez uma análise crítica sobre os candidatos à presidência e ao governo de Santa Catarina.

O colunista listou os problemas de segurança como um dos grandes desafios em SC para o próximo governador e a necessidade de novos investimentos no Estado. Destacou ainda que o sistema político está falido. “É preciso reduzir o número de partidos”, apontou como necessidade primordial, destacando outros problemas como a falta de credibilidade da Câmara e do Senado perante o eleitorado.

Moacir destacou que “as fake news são apontadas como um problema, principalmente, na reta final das eleições”, destacando o amplo poder de estrago do whatsapp na propagação dessas informações falsas. “O e-mail você controla, o Facebook também, mas o whatsapp é complicado, a velocidade com que as notícias falsas se propagam é muito grande”, afirmou.

A programação foi realizada na sede da Acib.

(Foto: Fernanda Momm / Presse Comunicação)