Texneo recebe certificação internacional que garante malhas livres de substâncias nocivas

Pode não parecer, mas existem substâncias que, se presentes nas roupas, oferecem riscos à saúde quando em contato com a pele. Os danos podem ir desde inflamações da pele até problemas mais sérios nos rins e sistema nervoso. Essas substâncias tóxicas podem estar presentes nos tecidos em razão do uso de corantes nos fios e até de pesticidas na produção do algodão. Por isso, a importância de se buscar por marcas que tenham fornecedores dentro dos padrões de segurança e qualidade.

Texneo, marca reconhecida no mercado têxtil e que produz malhas para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, reforça esse cuidado ao receber a certificação Standard 100 by Oeko-tex®. O sistema internacional voltado para o setor têxtil abrange todas as fases do processo de produção, que inclui desde a matéria-prima até o acabamento final das malhas. “Somos uma das poucas empresas no Brasil que possuem esta certificação. A Oeko-tex® certifica que nossos produtos são isentos de substâncias nocivas para a saúde humana e, dessa forma, reforçamos mais uma vez a qualidade dos nossos processos e no produto final”, ressalta o diretor industrial da Texneo, Fabricio Axt.

A certificação Standard 100 by Oeko-tex® iniciou em 1992 somente na Alemanha, como um critério interno do país. Depois migrou para países que exportavam para a Alemanha e atualmente é utilizada e adotada no mundo todo, tendo sua sede localizada hoje na Suíça. Para receber o selo, as empresas são analisadas através de uma lista de critérios abrangente e rigorosa, são centenas de substâncias, entre elas estão as legalmente proibidas e regulamentadas como corantes azo, formaldeído, pentaclorofenol, cádmio e níquel, e outras inúmeras que não estão legalmente regulamentadas, mas que são relevantes para o meio ambiente, entre outros critérios e itens. “Esse trabalho busca reforçar e trazer conscientização mundial para a sustentabilidade dentro das indústrias e para uma utilização consciente das substâncias químicas”, explica Fabricio.

Presente em mais de 13 países e em três continentes, A Texneo conta com mais de 200 artigos no seu portfólio em linha. A empresa, que recentemente relançou o e-commerce para oferecer mais um canal de vendas, tem como um dos diferencias as tecnologias utilizadas nas malhas, ao todo são nove: proteção UV, anti-microbiano, Dry, HighClo, Air, Compression, Digital, Neon e Refletivo.