Entidades empresariais entregam proposta de redução de gastos para Câmara Municipal

Nesta segunda-feira (11) o G6, grupo formado por entidades empresariais de Blumenau (Acib, CDL, Ampe, Codeic, OAB e Intersindical, da qual o Sintex faz parte), se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Marcos da Rosa, e com o vereador Almir Vieira para apresentar uma proposta de redução de gastos com o funcionalismo e terceirizados no Legislativo blumenauense. 

A proposta é resultado de uma reunião que já havia sido feita em 30 de novembro de 2017 entre o G6 e o presidente da Câmara para tratar dos temas constantes na carta aberta “Por Uma Blumenau Melhor”, entregue durante a campanha eleitoral de 2016 aos candidatos a vereador e aos partidos políticos. Naquela ocasião, Marcos da Rosa solicitou que o G6 estudasse o assunto e fizesse uma proposta de redução dos gastos.

As sugestões apresentadas nesta segunda-feira têm a premissa de reduzir, por meio de inclusão na Lei Orgânica do Município, o repasse da arrecadação municipal, hoje em 5% para 3%.  Após muito estudo e análise de dados e custos da Câmara de Vereadores, as entidades chegaram a uma proposta para a redução de gastos do orçamento do Legislativo Municipal, com possível economia de cerca de R$ 11 milhões por ano por meio de revisões ou extinções de cargos.

O vereador Marcos da Rosa comentou que já foram tomadas diversas ações que visam à maior transparência dos gastos da Câmara e que as despesas foram reduzidas em 35% se comparadas à Mesa Diretora anterior. Os vereadores agradeceram pelas sugestões e se comprometeram em analisar o documento. 

(Com informações da Presse / Foto: Cristiane Soethe)