Diretor do Sintex participa de evento com comandante geral da PM

O diretor-executivo do Sintex, Renato Valim, participou do jantar organizado por entidades empresariais da região em homenagem ao comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e o subcomandante geral, Coronel Cláudio Roberto Koglin. O evento foi realizado na terça-feira, dia 27, e reuniu cerca de 100 empresários e autoridades da região.

Durante o evento, o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes parabenizou as entidades e citou a importância do tema da segurança pública para todas as prefeituras. "O objetivo aqui hoje é externar ao nosso comando que nos sentimos bem representados e já percebemos nesses 33 primeiros dias a sensação de segurança aumentar. A ostensividade e a presença nos deixam entusiasmados, com fé e esperança de que nossa região possa ser olhada com justiça e proporcionalidade”, destacou.

Koglin agradeceu apoio de todos e brincou que na presença do comandante o subcomandante concorda ou se cala.

O comandante Araújo já iniciou seu pronunciamento mostrando seu perfil de gestão e estratégico, afirmando que não via sua presença aqui como uma benesse, e que está muito acostumado a prestar contas. “A cidade é de quem produz riqueza, gera emprego. E uma cidade próspera é o melhor projeto social que existe. Tenho enorme prazer em conhecer o empresariado local”, afirmou.

Ele descreveu o cenário atual da Polícia Militar: muito mais jovem, instruída e tecnológica. “Hoje a tecnologia já é realidade nas viaturas. Todas são equipadas com tablets”, exemplificou. Comentou ainda sobre novo projeto de aplicativo para chamar viaturas, que deve substituir o 190 em breve, entre outros projetos.

Sobre os desafios, destacou a população de Santa Catarina, que tem 7,5 milhões de habitantes e 10 mil policiais. Para avançar nesse cenário, explicou que está sendo implantado um novo modelo de gestão que prioriza a redução da criminalidade violenta, de roubos e violência doméstica; redução da sensação de insegurança; e aumento da confiança na polícia. “Queremos que a população tenha a percepção de que somos capazes de lidar e combater o problema”, destacou.

Conforme explicou o comandante, os resultados estão sendo acompanhados de forma rigorosa e neste primeiro mês já foi registrada a redução de 29% nos homicídios em Santa Catarina. "Esse é um momento de retomada da confiança na polícia", destacou.

Entre as estratégias adotadas pela PM recentemente estão estratégias de choque, como a que ocorreu em Blumenau na semana passada e reuniu policiamento ostensivo em diferentes regiões da cidade. "Uma noite em que o crime não acontece", explicou o comandante Araújo.

Também estão sendo aplicadas estratégias para prender lideranças do mundo do crime, apreender arsenais de arma e para capturar grandes cargas de drogas, para prejuízo. Outra iniciativa também foi aplicada recentemente nas divisas de Santa Catarina. “Em uma ação conjunta com o Paraná, cobrimos todas as divisas, desde passagem de burros, pinguelas, grandes rodovias até aeroportos”.

“Um dos nossos lemas atuais é ‘presentes e protegendo’. Queremos que a população sinta nossa presença e se sinta protegida”, destacou Araújo, que ao fim do evento também respondeu questionamentos dos presentes.