Abit divulga declaração sobre o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia

Declaração Conjunta da Abit e Euratex sobre o Acordo de Livre Comercio entre o Mercosul e a União Europeia

A Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Confederação Europeia da Indústria Têxtil e de Vestuário (Euratex), representando as indústrias têxteis de confecção no Brasil e na União Europeia, veem de forma positiva as negociações para assinatura de um importante acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. 

A Indústria Têxtil e de Confecção é um setor pujante e global, no qual acreditamos que tanto a Europa quanto o Mercosul possuem papeis-chave a desempenhar. Nosso foco está em produtos de alta qualidade, produtos sustentáveis e com elevados padrões de exigência ambiental, laboral ou social. 

Abit e Euratex mantêm fortes laços de cooperação há muitos anos e temos sempre sido favoráveis à conclusão deste acordo. 

Nos últimos meses intensificamos nosso contato e nos engajamos em uma série de discussões relacionadas à indústria têxtil e de confecção, como cooperação regulatória, procedimentos aduaneiros, barreiras técnicas ao comércio, sustentabilidade, entre outros. O cronograma de desgravação de tarifas e as regras de origem, que estão sendo tratadas nas negociações do acordo de livre comercio, também estiveram no centro da agenda comum, incluindo, algumas vezes, conversas mais duras. 

Visando o beneficio de ambas as partes, assim como, para aumentar o comércio e os investimentos das indústrias têxteis e de confecção nos dois lados, Abit e Euratex envidaram seus maiores esforços para construir em conjunto regras de origem equilibradas, considerando nossas atuais estruturas industriais. Assim, estamos satisfeitos em apresentar uma sugestão do setor privado a ambos os governos com nossa posição consensuada sobre regras de origem e desgravação de tarifas para o acordo Mercosul – União Europeia. 

As entidades esperam que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia possa ser concluído o quanto antes possível, solicitando aos negociadores que levem em consideração nossas recomendações. 

Abit Presidente - Fernando Pimentel

Euratex Presidente - Klaus Huneke

(Com informações da Abit)