Círculo S/A é a única empresa de fios do país a usar tecnologia que economiza 80% de água no processo de tingimento

Dye Clean permite reaproveitar água, produtos químicos e sal, preservando a qualidade dos fios.

A responsabilidade socioambiental é um dos grandes valores que norteiam as atividades da Círculo S/A, de forma que a empresa investe continuamente na busca por soluções sustentáveis e inovadoras. Um dos grandes projetos colocados em prática nos últimos anos é o Dye Clean, uma tecnologia nova que permite reutilizar o banho de tingimento em vários lotes, sem prejudicar a qualidade dos fios e reduzindo a emissão de produtos químicos para a Estação de Tratamento de Efluentes. Atualmente, 30% do que é produzido pela Círculo S/A é através do Dye Clean, porém já estão sendo efetuados estudos para aumentar a gama de produtos com este tipo de tingimento.

Este processo foi desenvolvido em parceria com um fornecedor, a Golden Tecnologia, e é resultado de anos de pesquisa junto à Universidade da Catalunha. Com ele, a Círculo S/A passou a reaproveitar mensalmente 32 toneladas de sal, 7,5 toneladas de químicos e 756 mil litros de água. Ou seja, anualmente a empresa têxtil deixa de utilizar o equivalente a 30 caminhões-baú de produtos químicos (90 toneladas), 128 caminhões-baú de sal (384 toneladas), e cerca de 4 piscinas olímpicas de água (9.072.000 litros). Desde a sua implantação, em julho de 2011, foi possível observar uma média de economia de 80% da água, 80% de sal e 50% de produtos químicos na produção dos fios que passam pelo Dye Clean. “Essa técnica permite que sejam efetuados até 50 tingimentos com o mesmo banho, preservando o mix de cores estabelecidos pela Círculo S/A. No processo convencional, a água utilizada a cada tingimento seria 100% descartada”, explica Carlos Zagolin, Diretor Industrial da Círculo S/A.

Para implementar o Dye Clean, a empresa passou por uma longa jornada de estudo e adaptação da tecnologia, uma vez que até o momento, este processo nunca havia sido utilizado na indústria de fios. Além de pioneira, a Círculo S/A é a única empresa da categoria que utiliza esta tecnologia no país.