Sindicatos industriais provem serviços que elevam a competitividade de associadas

Resultados da pesquisa Sindical 2016 foram apresentados no 3º Diálogo com Sindicatos, promovido pela FIESC.

Nove em cada dez sindicatos industriais de Santa Catarina, como o Sintex, adotam a política de oferecer serviços para a elevação da competitividade das empresas associadas e o fazem principalmente com parcerias com o SESI, SENAI e IEL. O índice foi constatado na Pesquisa Sindical 2016 - panorama da situação e da atuação dos Sindicatos Empresariais da Indústria, realizada pela CNI e pela FIESC. Os resultados foram apresentados no 3º Diálogo com Sindicatos, promovido pela FIESC, no dia 22 de junho. O encontro, que contou com a presença do presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, entre outros dirigentes sindicais, é um dos canais de comunicação para ampliar cada vez mais a proximidade entre os sindicatos industriais e a Federação, buscando subsídio para a gestão da entidade.

Durante o evento, foi apresentado o case de um sindicato da região, o Simmmeb - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode. No encontro, foram lançadas também as publicações Sindicato Legal e Competências do Líder Sindical, ambas de orientações sobre a atuação das organizações sindicais do setor industrial. Foi apresentado ainda o panorama da contribuição sindical 2017 e do Grupo de Sustentabilidade Sindical.

(Com informações da Fiesc | Foto: Marcos Campos)