Setor têxtil e de confecção promove debate sobre indústria 4.0 em Santa Catarina

Encontro discutirá busca por inovação e sustentabilidade no segundo maior polo de confecção do Brasil.

Com patrocínio do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário, do Santa Catarina Moda e Cultura e da FIESC, realiza-se em Blumenau (SC), nos dias 4 e 5 de abril, no Teatro Carlos Gomes, mais um Circuito Abit/Texbrasil. Nesta edição, o tema será “A indústria 4.0 no Contexto do Setor Têxtil e de Confecção”.  O assunto é significativo para Santa Catarina, segundo maior polo de confecção do País. Em 2016, o Estado exportou 19,9 toneladas, um aumento de 24,4% ante o ano anterior. Considerando apenas o segmento cama, mesa e banho, as vendas ao exterior aumentaram 19,2% em valor, para US$ 30,8 bilhões, de uma produção que chega a 800 milhões de peças ao ano em Santa Catarina.

Responsável por promover o evento, o presidente da Abit, Fernando Pimentel ressalta que “em todo o setor têxtil mundial, não existe uma entidade com um calendário tão intenso de atividades, ações e abordagem de temas como a Abit. Seguiremos, assim, prestando grande contribuição à indústria que é nossa razão de ser”.

“Para continuarmos mantendo posição de destaque no cenário nacional e obtermos mais competitividade no mercado global, é imprescindível que se estimule a cultura da inovação nas indústrias catarinenses”, destaca o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, também ressalta a importância da inovação no processo produtivo. “Cada vez mais, aderir aos conceitos da indústria 4.0 deixa de ser uma opção para se transformar em um requisito para a competitividade. Nossa indústria precisa estar atenta e por isso eventos como esse são tão importantes”, destaca.

Com o intuito de disseminar os conhecimentos sobre manufatura avançada e fortalecer a busca por inovação e sustentabilidade, bandeiras defendidas pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), estão programados debates, palestras e workshops ao longo dos dois dias de evento. Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit, salienta que o tema é muito relevante para o setor, que se prepara para ingressar na chamada indústria 4.0.

Amélia Malheiros, presidente do SCMC, destaca a importância da programação para Santa Catarina. "Nós fomos precursores em diversos aspectos na indústria têxtil e estamos carregando com muito orgulho a bandeira da inovação. O desafio é antecipar tendências e comportamentos futuros para gerar e compartilhar valor.”

Dentre os destaques, está a palestra do CEO da Renner, José Galló, que trará “A visão do varejo sobre as novas tecnologias na distribuição e sua integração com fornecedores”. O presidente da Abit, Fernando Valente Pimentel, intermediará o painel que discutirá as “Políticas públicas voltadas à indústria 4.0”, que terá a participação do secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius Souza, e da chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES, Ana Cristina Rodrigues da Costa.

Pertinentes ao cenário em que se encontra o setor têxtil brasileiro, os painéis têm como objetivo esclarecer todas as dúvidas e informações no que diz respeito à quarta revolução industrial e às vertentes da manufatura avançada no mundo e no Brasil, com ênfase no setor têxtil e de confecção.

Na ocasião, estarão presentes, ainda, importantes autoridades do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Senai CETIQT) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Realização

O evento será promovido pela Abit com o patrocínio da Fiesc-Senai, Sintex e SCMC, além do apoio da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (ABQCT), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SindiVest) e do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec).

Serviço

Circuito Abit/Texbrasil – A indústria 4.0 no Contexto do Setor Têxtil e de Confecção

Quando: de 4 a 5 de abril, em Blumenau (SC)

Onde: Teatro Carlos Gomes

Endereço: Rua XV de Novembro, 1181, Centro

Horários: 4 de abril – das 17h às 20h; 5 de abril – das 8h30 às 17h45.

Investimento: Palestras gratuitas no dia 4 e R$ 50 para participar no dia 5

Inscrição: Circuito Abit/ Texbrasil Blumenau