Importância estratégica do setor têxtil é reafirmada no Congresso Internacional Abit 2016

O diretor-executivo do Sintex, Renato Valim, participou do primeiro Congresso Internacional Abit, nos dias 1 e 2 de junho, em São Paulo. Temas relevantes para a indústria têxtil, como macrotendências, inovação em gestão, novos modelos de negócios, o novo consumidor, sustentabilidade, dentre outros, foram abordados por 35 palestrantes, de vários países. Na abertura do evento, autoridades enfatizaram para uma plateia lotada a importância econômica e social do setor têxtil e de confecção.

"Um setor que emprega 1,5 milhão de pessoas é muito estratégico", declarou Fernando de Magalhães Furlan, secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).  Furlan ainda anunciou que mais de 800 empresas do setor têxtil e calçadista poderão se candidatar ao programa do Brasil Mais Produtivo. "Esse programa visa à redução do custo de produção para pequenas e médias empresas, possibilitando ganhos de até 20% no custo de produção."

A palestra de abertura do Congresso foi sobre o Panorama Brasil & Mundo, com Giuseppe Gherzi, sócio da Gherzi, grupo que opera com engenheiros consultores integrados e independentes em diferentes áreas, como logística, gestão, finanças e tecnologias limpas. Na sequência, houve painéis com os temas Internacionalização, Varejo e Startups.

No segundo dia de evento, o consultor da Singularity University, José Luis Cordeiro, falou sobre  O Impacto das Novas Tecnologias que Serão Desenvolvidas a Médio Prazo no Futuro da Humanidade. Painéis sobre Inovação complementaram a programação.

Com lotação esgotada nesta primeira edição, a Abit já confirmou que em 2018 realizará o segundo Congresso.

Mais informações no site da Abit e no site do evento

(Fotos: Renato Valim)