Sintex atua para suspensão do Decreto 189

O diretor executivo do Sintex, Renato Valim, participou de dois debates recentes visando à suspensão do início do Decreto 189/2015, que prevê que o crédito presumido seja concedido apenas a empresas têxteis que adquiram 85% de matérias-primas nacionais e que os 15% restantes sejam importados ou desembaraçados através de portos catarinenses. Na quinta-feira (09), Valim esteve na Secretaria da Fazenda do Estado e nesta segunda-feira (13), na Fiesc – Federação das Indústrias do Estado de SC.

Como resultado dos encontros conduzidos pelo presidente da Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da Fiesc, Sérgio Rodrigues Alves, e com o apoio de entidades com o Sintex, obteve-se a suspensão da data de início do Decreto, que estava previsto para 1º de julho. Outra conquista é que a partir da nova data de vigência, o Decreto será aplicado de forma escalonada, até que se atinjam os 15% de importações exclusivamente por Santa Catarina. “Essa implantação gradativa é necessária para adequações entre fornecedores e compradores”, destaca o diretor do Sintex. Além disso, será criado um grupo para analisar junto ao governo catarinense produtos que não devem fazer parte deste percentual.