Encontro empresarial debate serviços para indústria

No Encontro Empresarial deste mês, promovido pelo Sintex na segunda-feira (13), o superintendente do Sesi/SC, Fabrízio Machado Pereira apresentou diferentes projetos da entidade e serviços que estão disponíveis para a indústria.

Entre os temas abordados, estão o novo posicionamento do Sesi, para alinhar o Serviço de Saúde e Segurança no Trabalho com o aumento de produtividade e competitividade da indústria catarinense.

Pereira também falou sobre o novo modelo da área da Qualidade de Vida, que, além de respeito à legislação vigente, traz benefícios como melhoria do clima organizacional, diminuição de acidentes de trabalho e absenteísmo, diminuição dos custos previdenciários (FAP/SAT) e o aumento de retorno sobre o investimento realizado na área de segurança do trabalho.

Outro tema em destaque foi a apresentação do projeto piloto de um Centro de Promoção de Saúde de Blumenau, que visa diminuir o absenteísmo e os afastamentos, com o oferecimento de médico do trabalho acolhedor e atendimento humanizado.

Os tributos previdenciários do país e a perspectiva de piora também foram levantados no encontro, visto que o Brasil se encontra em um processo de “privatização” dos gastos previdenciários, ou seja, a empresa está sendo obrigada a arcar com o ônus do adoecimento do trabalhador.

O Encontro Empresarial é promovido uma vez por mês pelo Sintex para tratar de assuntos inerentes ao segmento de fiação, tecelagem e do vestuário, além de temas sobre segurança, política e economia.

Foto: Ana Daniele N. Giovanella De Campos