Lepper estima crescimento de 10% em 2015

Apesar da previsão pessimista do setor têxtil, empresa catarinense prevê crescimento baseado em nova modalidade de vendas.

Apesar da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) prever mais um ano de retração do mercado com estimativa de queda de 7% no faturamento para 2015, a Lepper -  fabricante de artigos de cama, mesa e banho e líder em produtos licenciados infantis, com sede em Joinville (SC) – começa o ano projetando crescimento de 10% para o período.

O otimismo é motivado pela aposta em uma modalidade de vendas, inovadora no mercado nacional de cama, mesa e banho: os showrooms regionais - balcões de negócios que buscam estreitar o relacionamento entre compradores e empresa, permitindo o atendimento personalizado em um ambiente propício para as vendas. A novidade foi apresentada durante a Convenção de Vendas da Lepper, realizada nesta semana, que reuniu 55 representantes comerciais da marca.

“Os showrooms serão realizados em parceria com outras três empresas de setores relacionados ao nosso: a Bella Janela (fabricante de cortinas), Bella Arte (utilidades do lar) e Hedrons (cobertores e mantas). A ideia é buscar o comprador, apresentar o mix de produtos das empresas, próximos lançamentos, tendências e fechar negócios”, resume Ênio Kohler, diretor comercial da Lepper.

No total, serão 14 showrooms realizados nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Curitiba, Belém, Vitória, Recife, Rio de Janeiro, Goiânia, João Pessoa, Campinas e Bauru. Para a primeira edição, de 23 a 27 de fevereiro, em Porto Alegre, 68 clientes já estão confirmados.

Os showrooms, segundo ele, são inspirados na TMT – Turnê do Mercado Têxtil-, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Santa Catarina (Sintex). De 2 a 6 de fevereiro, o evento entra em sua terceira edição reunindo 11 empresas catarinenses e 150 compradores de todo o Brasil.

“Além dos eventos comerciais durante o ano, estamos apostando no lançamento da coleção Mini, da linha Lepper Baby. A coleção exclusiva para bebês estará disponível nas lojas em março e acreditamos que será o carro-chefe das vendas”, antecipa a presidente da Lepper, Maria Regina de Loyola Alves.

Lepper contraria retração de 2014

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, o setor têxtil fechou 2014 com queda de 4,8% no faturamento. No entanto, a Lepper contrariou o cenário negativo e alcançou saldo positivo de 9,4% do EBITDA que mede o lucro operacional. “Foi um ano atípico, mas frente ao setor têxtil, é um bom resultado”, comemora Ênio Kohler.

Segundo ele, a venda de produtos licenciados infantis foi responsável por 44% do faturamento da companhia. Os artigos de cama e banho da Peppa Pig, Barbie, Hot Wheels e Spiderman foram os campeões de vendas em 2014. No total, outros 16 personagens fazem parte do portfolio, colocando a Lepper na liderança do mercado nacional. “Este ano vamos lançar novos personagens. Em fevereiro, lançaremos os artigos de cama e banho dos heróis do filme Avengers e as novas estampas de toalhas, colchas e jogos de cama da Sininho e Marie”, antecipa o diretor.

Produzindo artigos de cama, mesa e banho, a Lepper combina criatividade utilizando matéria-prima de alta qualidade com o que há de mais moderno em tecnologia e design têxtil. A cada coleção são feitos novos estudos que asseguram a evolução dos produtos e sua total adequação às necessidades e tendências de mercado.