Evento discute competitividade da indústria catarinense

As entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) realizaram na manhã desta terça-feira (3) o Café com a Indústria, em Blumenau. O diretor executivo do Sintex, Renato Valim, participou do evento ao lado de demais empresários da região para discutir questões ligadas à competitividade e as ações da Fiesc, do Sesi, do Senai e do IEL.

No encontro, o presidente da Federação, Glauco José Côrte, detalhou as estratégias da Federação nos focos Ambiente Institucional, Tecnologia e Inovação, Educação e Qualidade de Vida do Trabalhador. Ele lembrou que a indústria segue se destacando na geração de postos de trabalho no Estado. "É a vitória da esperança sobre a experiência", disse Côrte ao auditório lotado de empresários no hotel Himmelblau, referindo-se à decisão dos industriais catarinenses que seguem investindo, apesar das questões ligadas ao ambiente institucional desfavorável para a produção. "Todos sabem o quanto o governo atrapalha", afirmou.

Côrte lembrou que no próximo ano, quando a Fiesc completará 65 anos, a entidade estará à frente de três eventos internacionais: Encontro Brasil - Alemanha, Bienal do Design e Encontro Mundial de Qualidade de Vida.

No encontro, o diretor regional do Senai, Sergio Roberto Arruda, o superintendente do Sesi, Fabrizio Machado Pereira, e o superintendente do IEL, Natalio Uggioni, explicaram as iniciativas das entidades pela competitividade da indústria catarinense. Alguns dos temas destacados foram os esforços pela elevação da escolaridade do trabalhador, a instalação dos institutos de inovação e de tecnologia, a agenda voltada à segurança e saúde do trabalhador, as ações voltadas ao estímulo da inovação e o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense.

(Com informações da Fiesc)