Negócios entre Santa Catarina e o Paraguai podem se ampliar

Com o objetivo de tornar a relação comercial entre Santa Catarina e o Paraguai ainda maior, ocorreu em Blumenau nesta quarta-feira (28) o Seminário Oportunidades de Negócios, Investimentos e Parcerias entre Santa Catarina e Paraguai. O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Fiesc, e o Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, MIC. O Seminário ocorreu na Acib – Associação Empresarial da cidade com o apoio do Sintex.
Entre os temas do encontro, estavam o Parque Industrial Catarinense; as Perspectivas Econômicas e Regimes de Incentivos aos Investimentos no Paraguai; Oportunidades de Negócios, Investimentos e Parcerias no Paraguai; e depoimentos de quem investe no país vizinho. O evento contou com a participação do ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, da presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, além de empresários da região.
Entre os benefícios oferecidos pelo Paraguai aos exportadores, está a Lei Maquila (60/90), que permite às empresas estrangeiras produzir e exportar pagando imposto único de 1% sobre o valor agregado. O país também oferece o Sistema Geral de Preferência (SGP) para vender mais de 6 mil produtos à Europa. O Brasil perdeu esse benefício em 1º de janeiro deste ano, porque não é mais considerado país em desenvolvimento.
Para afastar a insegurança jurídica, o Paraguai aprovou, no final de 2013, a lei de responsabilidade fiscal, que tem o objetivo de garantir estabilidade para os investimentos no país. A agência de classificação de riscos Moody's apontou a medida como um dos motivos da elevação da nota do Paraguai de BA3 para BA2.