Sintex integra Comitê Multissetorial de Relações Trabalhistas

Representando o Sintex, o presidente da entidade e o diretor-executivo, Ulrich Kuhn e Renato Valim, respectivamente, integram o Comitê Multissetorial de Relações Trabalhistas da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. O objetivo do grupo, criado na semana passada, é contribuir para o aperfeiçoamento da legislação e das relações trabalhistas, diante dos desafios que o setor enfrenta, para promover a competitividade de todos os elos da cadeia produtiva e conhecer as principais agendas de Relações do Trabalho, nas diversas regiões do Brasil.

Na primeira reunião do Comitê, realizada no dia 24 de abril, foram elencadas algumas prioridades do setor, entre elas a segurança jurídica das empresas na questão do intervalo intrajornada de 30 minutos; a valorização da negociação coletiva; e a regulamentação que permite a terceirização de qualquer atividade da empresa.

Outros pontos cruciais levantados pelas indústrias têxteis e de confecção são a revisão técnica e dos prazos para implantação da Norma Regulamentadora (NR) 12; o fim da multa adicional de 10% sobre o FGTS em casos de demissão sem justa causa; e a adoção de metodologia e atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para o cálculo adequado da cota de aprendizes. Além disso, o grupo propõe a manutenção da jornada de trabalho em 44 horas semanais. Também propõe aumentar para até quatro anos o prazo de validade das convenções e acordos coletivos, sem ultratividade e sem integração das cláusulas convencionais no contrato de trabalho.