Grupo Cativa utiliza processo japonês e melhora a produtividade

Nos últimos três anos, o Grupo Cativa, de Pomerode (SC) apresenta resultados significativos no aumento da produtividade, diminuição de resíduos, redução de gastos, aumento da produtividade, melhoria nos processos e na redução dos desperdícios. Isso porque desde 2010 a Cativa adotou o Lean Manufacturing, uma filosofia global, originária do Japão, que consiste em desenvolver projetos para melhorar os processos, aumentar os lucros, ter flexibilidade, eliminar os desperdícios, reduzir o que não agrega valor e ser competitivo.

Uma pessoa foi contratada especialmente para coordenar e formar uma equipe para esse projeto, visando elaborar melhorias em diversas áreas da empresa. “São iniciativas que parecem simples e básicas, mas que no fim resultam em uma grande diferença. Dentro do Lean Manufacturing existem diversas ferramentas de trabalho”, explica a coordenadora Lean Manufacturing, Tathiana Mielmiczuk Pettenuci.

A empresa têxtil utiliza os Kaizens, que podem ser chamados também de projetos de melhoria. Desde o início do programa, o Grupo Cativa registrou 176 Kaizens, sendo 86 destes finalizados. Somente neste ano, foram 35 Kaizens concluídos e 51 estão em andamento. Nestes projetos, participam 127 colaboradores que desenvolvem as melhorias além das suas atribuições rotineiras em todo o Grupo Cativa.

Reconhecimento da equipe
A cada semestre, um comitê, formado pela equipe Lean e outras pessoas estratégicas, escolhe por diversos méritos duas equipes para ganhar o reconhecimento de Kaizens. Dessa maneira, além de se destacarem e serem valorizados pelo trabalho, eles recebem como prêmio uma viagem para algum lugar da região catarinense. Na última semana, a colaboradora Márcia Hackbarth foi homenageada por sua participação em 25 projetos finalizados. O número é especial, pois é uma alusão aos 25 anos da Cativa Têxtil, e por isso, a diretoria se reuniu para homenageá-la. A colaboradora foi presenteada com flores, um dia de princesa em um salão de beleza de Pomerode, porta retrato e um certificado de reconhecimento pelo seu empenho e envolvimento com a empresa.