CMCP propõe a criação de uma agenda aberta para o combate à pirataria

O Sintex participou nesta terça-feira (26) da reunião do Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Blumenau. Na ocasião, propôs-se a constituição de uma agenda aberta onde diversas instituições públicas e privadas de âmbito local e nacional participem do debate sobre a inovação e a pirataria.

Entre os objetivos gerais da proposta, estão discutir o combate à pirataria nos âmbitos regional, nacional e internacional; discutir os avanços e as dificuldades após o transcurso de quase uma década de vigência da Lei 10.973/2004 e as bases que norteiam o projeto de Lei do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Outro objetivo da agenda é apontar possíveis soluções diante dos desafios que a inovação e a pirataria projetam para a contemporaneidade.

A ideia é que ao longo do ano de 2014, as diversas instituições vinculadas direta e indiretamente ao Conselho de Combate à Pirataria possam contribuir com ações focadas nos objetivos gerais, atuando de forma conjunta ou autônoma. As ações deverão ser reunidas em uma publicação, cujo lançamento está previsto para o dia 3 de dezembro de 2014.

A agenda contará com um comitê geral cuja responsabilidade será atuar como agente articulador, sendo que as ações integradas ao calendário serão executadas pelas respectivas instituições proponentes de forma autônoma, porém, mediante a colaboração das demais na medida de suas possibilidades. Também serão promovidos painéis, para os quais serão constituídos grupos de trabalho, integrando alunos e professores da Furb – Fundação Universidade Regional de Blumenau em caráter multidisciplinar.