Secretário de Infraestrutura anuncia edital da extensão da Via Expressa até o aniversário de Blumenau

Até o aniversário de Blumenau o projeto para a o prolongamento da SC 108 (Via Expressa), da BR 470 até a serra da Vila Itoupava, deve ser concluído, assim como o do Contorno Rodoviário de Gaspar. A intenção do Governo do Estado é lançar o edital da obra de Blumenau no aniversário da cidade, dia 2 de setembro.  Essas foram algumas das informações apresentadas pelo secretário de Estado da Infraestrutura Valdir Vital Cobalchini, em reunião conjunta entre Conselho Deliberativo e Diretoria da Acib ocorrida na última semana (01). O diretor-executivo do Sintex, Renato Valim, participou do encontro.

Segundo Cobalchini, as duas obras devem ser licitadas ainda neste ano e serão fundamentais para o desenvolvimento econômico da região. “Essas realizações serão importantes não apenas para Blumenau, mas para todo o Vale. Elas resultarão em maior possibilidade de escoamento da produção, mais segurança para a população e qualidade de vida”, apontou. Segundo o engenheiro Prudêncio Wust, em três anos é possível concluir as duas obras. “Se a Acib e as entidades empresariais fiscalizarem e cobrarem, certamente há condições de cumprir esse prazo. Nosso papel deve ser fazer a pressão necessária para que os projetos saiam do papel. Enxergamos a boa vontade do Governo do Estado em fazer as obras acontecerem e temos que apoiá-lo”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Ronaldo Baumgarten Jr.

O prefeito Napoleão Bernardes informou que, paralelamente à obra da Via Expressa, a prefeitura fará o chamado “Corredor Estrutural Norte”, que são 9 km de ligação entre o terminal Aterro e o futuro terminal das Itoupavas, com reurbanização, permitindo segurança e mobilidade urbana. O projeto está em fase de licitação, seguindo os trâmites do BID.