SCMC e Altenburg criam o design do Bem Viver catarinense

Movimento inovador que fomenta o design de marcas de Santa Catarina conta com o apoio da líder em travesseiros

Há sete anos, o SCMC- Santa Catarina Moda Contemporânea - reúne empresas e escolas em um projeto inovador que tem o objetivo de desenvolver uma identidade de moda para o estado catarinense e fomentar o design da indústria local. Neste ano, a Altenburg firmou parceria com o projeto, participando da divisão “Inteligência Compartilhada”, com alunos da Uniasselvi. O resultado desse trabalho foi a criação de diversos produtos, partindo do tema “travesseiros”, que serão expostos no P12 Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), nesta sexta (23).

Sob a forma de uma instalação, como numa galeria de arte, a Altenburg apresentará uma capsule collection que traz o lifestyle resort de Santa Catarina, fazendo referência à natureza, à multicultura e às paisagens paradisíacas. Por ser líder em travesseiros no Brasil, a proposta da Altenburg foi mostrar que o travesseiro não precisa estar inserido apenas no ambiente da casa, mas pode ganhar mobilidade e extrapolar a sua utilidade, levando sempre em consideração o conforto e o aconchego.

Com estampas que lembram a exuberância natural de Florianópolis, e com desenhos do artista Wagner Silva, foram criadas cinco peças conceituais: um travesseiro para pescoço com acabamento hidratante de cupuaçu e apoio para a cabeça em 360º; uma rede com tratamento anti-mosquito; uma cadeira de praia com design diferenciado e tecido “gerenciador de umidade”; uma jaqueta de viagem com maxi capuz; e uma bolsa impermeável.

A exposição dos produtos está contextualizada por biombos em que aparecem as imagens de referência de cada item. Todos remetem à diversidade das paisagens de Santa Catarina e ao desejo de bem-estar, um sonho de consumo moderno.

De acordo com o gerente de desenvolvimento de produto da Altenburg, Rafael Locks, o SCMC trouxe para a empresa a oportunidade de refletir sobre conceito de marca, estudar a aplicabilidade de novos produtos e oxigenar o processo produtivo.

“A partir de ações de capacitação, palestras, laboratórios e grupos de estudo foi possível compartilhar ideias com os estudantes e transmitir para eles o conhecimento de uma empresa que está há 90 anos no mercado, num encontro entre tradição e inovação. Esse é o melhor caminho para inserir Santa Catarina no cenário dos players da moda e do design nacional”, completa Locks.