Evento reúne empresários e jornalistas

O presidente do Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário, Ulrich Kuhn; e o presidente da Acib - Associação Empresarial de Blumenau, Ronaldo Baumgarten Jr., participaram nesta quinta (28) do Pauta Café, evento promovido pela Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi), no Hotel Viena. Com o tema “Cenários da economia blumenauense sob a ótica empresarial: dificuldades, perspectivas e possíveis soluções”, o objetivo do encontro foi promover a troca de informações entre os representantes empresariais e jornalistas da região. Participaram diversos profissionais da imprensa, como os colunistas Francisco Fresard e Giovana Pietrzacka, do Jornal de Santa Catarina; Joelson Santos, da RBS TV; Alexandre Gonçalves, da RIC Rercord, e Maurílio Carvalho, da TV Legislativa.

Entre os temas do encontro, Kuhn e Baumgarten Jr., destacaram a questão da saúde em Blumenau e o problema da falta de leitos na cidade; a infraestrutura com ênfase para os bons resultados que vêm sendo obtidos com o Siga; e o importante momento político que a cidade vive, quando diversos blumenauenses ocupam posição de destaque na esfera estadual, em secretarias do governo e outros importantes órgãos.

Baumgarten destacou o anseio de ver o “Blumenau 2050” como um projeto da cidade e não da prefeitura. “Não podemos deixar este projeto ser rasgado, jogado fora, por uma questão política”, afirmou. O executivo criticou a demora em obras como a duplicação da BR-470 e reafirmou seu compromisso com este projeto. Ele também anunciou o cumprimento de todos os prazos para o Distrito da Inovação e afirmou que Blumenau está entre as cidades de ponta para esta iniciativa.

Kuhn falou sobre a enorme capacidade que Blumenau tem de se reinventar e o quanto essa característica é benéfica para a sociedade. Como exemplo, ele citou a diminuição da dependência da cidade da indústria têxtil. “Daqui a 15 ou 20 anos é provável que a cidade não tenha mais uma confecção, esta é a evolução econômica de Blumenau”, afirmou. De acordo com o executivo, não é que a indústria têxtil vai acabar, mas ela vai migrar para regiões vizinhas, em outro estágio de desenvolvimento. Kuhn também destacou o Custo Brasil como a verdadeira causa das importações e não os incentivos que vêm sendo discutidos. “Não é que lá fora é mais barato. O Brasil que é muito caro!”, ressaltou.

Pauta Café

Este foi o primeiro Pauta Café da Assimvi. Mas, de acordo com a presidente da entidade, Cristiane Soethe Zimmermann, a ideia é organizar um café da manhã temático, mensalmente, para conversar com pessoas representativas em suas áreas e entender melhor a realidade de Blumenau e região. “Não é uma entrevista coletiva, é uma conversa, um bate papo informal. Claro que de lá podem surgir pautas para nossos veículos. Mas, o objetivo principal é debater, discutir as questões que envolvem o dia-a-dia da sociedade, economia, política, educação, entre outros”, destacou Cristiane.