Sintex apresenta programa de certificação ambiental para empresas associadas

O Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário apresentará o Ceatex Brasil - Programa de Certificação Ambiental para as empresas associadas, no dia 21 de março, às 15h30, na sede do Sindicato. Estruturado em parceria com o Senai/SC, o programa visa sensibilizar o empresariado do setor têxtil a reconhecer a variável ambiental como estratégica para a competitividade. Além disso, tem o objetivo de estimular a busca voluntária da conformidade com a legislação ambiental, normas nacionais e internacionais de gestão ambiental e a busca de eco eficiência das atividades e processos das empresas interessadas.

De acordo com um dos envolvidos no Ceatex, Paulo Vinicio Heinzen, do Sintex, a criação de programa de certificação voluntário de produtos e serviços tem sido uma tendência mundial, como uma estratégia para melhorar a organização dos processos produtivos e por consequência a competitividade. “No caso do meio ambiente vem a auxiliar as empresas na manutenção de seus próprios programas e ações que resultarão em melhorias no desempenho ambiental e a própria competitividade, através da redução de desperdícios, minimização e gerenciamento de resíduos, melhoria da imagem da empresa, entre outros”, destaca.

O programa Ceatex Brasil já foi aplicado em fase piloto na Coteminas e na Tecnoblu e a partir de agora estará disponível para todas as empresas associadas ao Sintex. Interessados em participar da apresentação do programa devem confirmar presença com com Paulo Vinicio Heinzen, no Sintex, pelo telefone (47) 3326-9662 ou pelo e-mail paulo@sintex.org.br.