Café de negócios aborda o ganho de competitividade para as empresas

A palestra de Alexandre de Avila Leripio abordou como reduzir custos e ganhar competitividade nas empresas por meio da produção mais limpa.

Outro tema do evento foi o projeto do APL (Arranjo Produtivo Local) do Vestuário da Região do Vale do Rio Itajaí, idealizado pelo Sintex e apresentado pela analista técnica da Gerência de Projetos Regionais Setoriais do Sebrae/SC, Simone Cabral. Formado por diversos estabelecimentos, o APL é um conjunto de empresas que interagem, trocam informações e cooperam entre si com o objetivo de se tornarem mais competitivas. Com o projeto, elas passam a trabalhar em conjunto sob a orientação de consultorias especializadas e desenvolvem em conjunto um Plano de Ações para o segmento. O objetivo é promover a modernização das pequenas e médias indústrias do vestuário da região do Vale do Itajaí.

O Prêmio MPE Brasil também foi apresentado no evento, por Josiane Minuzzi, do Sebrae catarinense. A premiação é um reconhecimento concedido às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade em seu segmento. Além disso, promove o aumento da qualidade e produtividade, disseminando conceitos e melhores práticas de gestão.

Clique aqui e veja o conteúdo das palestras