Grupo Diana Têxtil participa do SCMC

Empresa aposta na formação de novos profissionais

Com sede em Timbó, o Grupo Diana Têxtil participa pela primeira vez do SCMC – Santa Catarina Moda Contemporânea – evento que está em sua 6ª edição.

O evento acontece no dia 21 de maio, às 19h, com a exposição “DO AVESSO – Uma experiência de moda e design”, em Camboriú. Na exposição, o resultado do trabalho dos 17 times criativos compostos por dois estudantes de moda, 1 professor e profissionais do quadro de funcionários das empresas, que assinam a concepção da instalação e uma capsule collection com cinco produtos inovadores em termos de design e processo de construção.

Denominado “X – Uma Experiência Sensorial”, o projeto criativo do time do Grupo Diana Têxtil mostra a “alma” do tricot – carro-chefe da empresa -  através do aspecto radiológico. Compartilhando dos anseios do fotógrafo e artista britânico Hugh Turvey, o projeto propõe um novo olhar para o tricot. Fascinado, desde criança, por descobrir como as coisas funcionam e o que existe além das superfícies, Turvey encontrou no raio-X a possibilidade de obter essas visões e transformá-las em arte. Inspirados no trabalho do artista, o time criativo criou imagens com a estética de radiografia, revelando pontos e tramas do tricot vistos através de um olhar microscópico, evidenciando detalhes, formas e texturas.

O time criativo do Grupo Diana Têxtil criou dois ambientes para apresentar seu projeto – em um deles, fotografias em raio-X dos tricots em estruturas com iluminação backlight. No outro ambiente, os cinco looks desenvolvidos pela equipe estarão em manequins transparentes iluminados internamente. Os visitantes poderão tocar nas peças para sentir a leveza e maciez do tricot.

Para Marcelo Blaese,  vice presidente do Grupo Diana Têxtil, o Santa Catarina Moda Contemporânea proporciona às empresas participantes uma interessante troca de experiências e idéias com os futuros profissionais da moda. “A convivência com os dois alunos integrantes de nosso time criativo nos mostrou todo o fôlego que esses futuros profissionais querem proporcionar ao mercado e, por outro lado, permitiu que eles vivenciassem a rotina de uma grande empresa têxtil, passando por todos os processos envolvidos. Com certeza, a oportunidade dada pelo SCMC colocará no mercado profissionais muito mais competentes, criativos e preparados. Outra oportunidade gerada pelo evento é a reunião e união dos empresários do estado, que tem a chance de realizar encontros e workshops que visam o desenvolvimento, aprimoramento e futuro da moda catarinense”,  diz Blaese.

Com o projeto, o Grupo Diana Têxtil quer mostrar a versatilidade do tricot, que carrega a idéia pré-concebida de que seu desenvolvimento se dá apenas em peças pesadas e coleções de inverno. “Nosso objetivo é mostrar as várias alternativas de pontos que o tricot possibilita e que, comercialmente, ele tem muito a ser explorado, criando uma demanda para que ele não seja um produto sazonal”, afirma Marcelo Blaese.

Sobre o Grupo Diana Têxtil

Criado em 1958 por Gerald  Blaese, o Grupo Diana Textil, está localizado em Timbó, Santa Catarina  O ano de 1975 marcou a nova fase de crescimento, quando a fábrica foi transferida para o complexo com mais de 67 mil m2 de área útil. Em 2009, a Malharia Diana, nome de fundação, dá lugar ao Grupo Diana Têxtil e inicia outra fase de implementação de novos projetos e contratação de profissionais das áreas de administração, estilo, comercial, marketing e produção. Com esta nova concepção de negócio, a empresa projeta crescer 20% ao ano, nos próximos cinco anos.

Sobre o SCMC

O projeto nasceu em 2005 da inquietação de empresários ligados à moda e design, com um grande interesse em interagir fortemente com instituições de ensino para buscar e formar novos talentos, além de investir no valor agregado de seus produtos. Durante os seis anos de existência, já passaram pelo evento  28 empresas, 18 instituições de ensino e 300 estudantes, que têm a oportunidade de manter contato com a indústria e adquirir aprendizados práticos que enriquecem a sua grade curricular.

Santa Catarina Moda Contemporânea
Exposição “DO AVESSO – Uma experiência de moda e design”
Data: 21 de maio
Local: Maria’s Shows e Eventos