Texfair Home 2011: compradores qualificados colaboraram para que negócios superassem expectativas

A Texfair Home 2011 – Feira Internacional de Produtos Têxteis para o Lar, realizada de 22 a 25 de fevereiro, foi marcada pelo entusiasmo dos expositores pelos bons negócios realizados durante os quatro dias do evento. Esta edição, que reuniu mais de 300 marcas, incluindo as principais empresas lançadoras de tendências do setor, consolida uma nova fase da feira que, a partir de agora, terá uma versão voltada, exclusivamente, para confeccionados direcionados para o lar, além de tapetes, cortinas e decoração.

Segundo Ulrich Kuhn, presidente do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, “esta 1º edição da nova fase da Texfair Home superou todas as nossas expectativas em relação ao volume e qualificação dos visitantes, como também no quesito negócios realizados ou prospectados. Em um momento delicado da indústria têxtil nacional, que antevê dificuldades mediante a crise do algodão e as restrições adotadas pela Argentina, os expositores se anteciparam ao apostar em produtos com alto valor agregado que estimulam o desejo de compra do consumidor. Por sua vez, o varejo também se mostra bastante maduro e confiante na manutenção, ou mesmo crescimento, da forte demanda interna. Antes mesmo do final da feira, diversos expositores, assim como novas empresas, já nos procuraram para garantir sua participação na próxima edição da feira.” A data da próxima edição da Texfair Home, decidida após consultas às bases empresarias, foi definida para o período de 6 a 9 de março de 2012.

Opinião de alguns expositores:

A Altenburg estima que a participação na feira deva responder por uma média de 30% do volume total comercializado anualmente pela empresa. Além da abertura de novos clientes em praças importantes no Estado de São Paulo e Nordeste, a Altenburg também fechou negócios com países do Mercosul.

A Artex, marca do Grupo Coteminas, tradicional fabricante de cama, mesa e banho considerou “altamente qualificados” os compradores presentes, confirmando a abertura de novos clientes no mercado interno.

Considerando “excelente” esta edição da Texfair Home, a Branyl, que apresentou nova coleção de tecidos para decoração e cortinas, ampliou sua carteira de clientes com novos lojistas de, praticamente, todos os Estados brasileiros, além de estabelecer novas parcerias no Paraguai, Colômbia, Equador e Chile. Segundo a empresa, a participação na feira deverá responder por um aumento de produção da ordem de 20%.

Produtora de mantas para sofás, cortinas e almofadas a Anatex avaliou esta edição da Texfair Home como “muito boa” e destacou a qualificação dos compradores, conquistando novos clientes de todas as regiões brasileiras. Segundo a empresa, a participação na feira irá refletir em um aumento de 10% no volume de produção previsto para este ano.

Também extremamente satisfeita com os resultados obtidos nesta edição, a fabricante de cortinas Bella Janela comercializou durante o evento o equivalente a um mês de produção, além de incluir em seu portfólio clientes de diversos Estados brasileiros.

Produtora de artigos para cama, mesa e banho, a Têxtil Guerreiro comercializou três meses de produção durante a feira, estimando que 10% do volume total comercializado durante o ano será gerado devido à participação na Texfair Home. A participação na feira também ira provocar um aumento de 10% na produção prevista para este ano.

A Camesa, que desenvolve artigos para quarto e cozinha, prevê que a participação na feira contribua com 5% de seu volume anual, destacando a conquista de vários clientes, principalmente da região sul do país, além de lojistas da Argentina e Alemanha.

Fabricante de cobertores, carpetes e pelúcias, a Etrúria também agregou à sua carteira novos clientes dos Estados da Bahia e Goiás, além de ampliar sua participação na América do Sul comercializando artigos para a Argentina e Bolívia. Segundo a empresa, a excelente qualificação dos compradores presentes foi um dos destaques desta edição da Texfair Home.

Outro expositor que destacou o alto nível dos visitantes da feira foi a Sisa – Sergipe Industrial, tradicional fabricante de itens para cama, mesa e banho. A empresa, que conquistou novos clientes no Brasil e exterior, pretende aumentar em 10% seu volume de produção por conta da participação na feira. Direcionando sua produção de cama, mesa e banho para o segmento infanto-juvenil, a Incomfral abriu novas praças de comercialização nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, estimando um aumento de 10% em sua linha de produção para atender esta demanda.

Estreando no evento, a paranaense Kamamya considerou esta edição da Texfair Home “excelente”, estimando que sua participação irá responder por até 30% do volume total a ser faturado neste ano. Novos clientes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo também contribuirão para um aumento de 50% na produção da empresa.

Outra fabricante do segmento de cama, mesa e banho, a Têxtil Guerreiro avaliou como “muito boa” esta edição da feira, onde comercializou o equivalente a 3 meses de produção e conquistou clientes de todas as regiões brasileiras e também da China. Como resultado da participação, a empresa estima aumentar em 10% sua produção até o final do ano.

A ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, através do projeto Tex Brasil, trouxe para esta edição da Texfair Home um grupo de compradores estrangeiros de mercados com alto potencial de consumo como França, México, Polônia e Panamá.