Tetracampeões visitam Blumenau para pedir ajuda ao Rio de Janeiro

Os jogadores de futebol tetracampeões mundiais em 1994 Zinho e Márcio Santos estiveram em Blumenau nesta segunda-feira (24) para pedir apoio às vítimas da tragédia ocorrida recentemente no Rio de Janeiro. Os atletas foram recebidos por representantes de entidades empresariais e sindicatos patronais. O encontro aconteceu na Acib e marcou a reunião semanal de diretoria do Sintex, que, nesta ocasião, teve cunho social.

Os jogadores destacaram a força da população blumenauense para a reconstrução da cidade e comentaram sobre as impressões que levaram da tragédia na Serra Fluminense. “O cenário era de guerra”, lembrou Márcio Santos. “Há locais em que só é possível se chegar de helicóptero”, acrescentou Zinho.

A repercussão da tragédia no Rio de Janeiro foi lembrada pelo presidente do Sintex, Ulrich Kuhn. Ele contou que estava na Alemanha nos dias em que a catástrofe ocorreu e toda a imprensa alemã noticiou o fato. Sobre a ajuda enviada por Blumenau, Kuhn ressaltou: “Apesar de muitas cidades catarinenses terem sido atingidas por fortes chuvas também, estamos fazendo nossas doações ao Rio de Janeiro em sinal de retribuição pelo que foi feito por nós em 2008”.

O presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Ronaldo Baumgarten Jr., elogiou a iniciativa dos atletas e informou sobre o trabalho de envio de donativos que já vem sendo feito na cidade, com apoio da Secretaria de Assistência Social. Baumgarten estimulou os empresários a participarem de ações desse tipo e fez um apelo aos jogadores: “Que vocês utilizem essa força da imagem que possuem para cobrar dos representantes eleitos que sejam eficazes. Que as vaidades sejam colocadas de lado nessa hora. Para se resolver o problema do Rio de Janeiro daqui para frente será preciso uma gestão forte”.

O coordenador do Núcleo de Emissoras de Rádio da Acib, Rubens Olbrisch, falou sobre a campanha realizada voluntariamente em todas as dez emissoras de rádio do Núcleo, que doaram o equivalente a R$ 10 mil em valores publicitários cada para a veiculação de anúncios chamando a atenção da população para a arrecadação de donativos.