Sintex se reúne com Inmetro para debater temas de interesse do setor têxtil

O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, acompanhado de diretores e representantes de diversas empresas têxteis da região, participou de uma reunião com a diretoria do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. O evento ocorreu no dia 14 de outubro, no Rio de Janeiro, e teve o objetivo de discutir temas de interesse do setor.

Em pauta, a eliminação da Portaria 157 para a área têxtil, que estabelece a forma de expressar a indicação quantitativa do conteúdo líquido dos produtos pré-medidos, mantendo somente a resolução nº 02, que dispõe sobre o Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis.  Com isto os problemas de descrição de medidas (cm/m), e, principalmente, de conflitos de dimensões de travesseiros, uma vez que hoje não existem normas de medição, deixam de ser motivos de notificações e auto de infrações.

Outros temas debatidos foram a adoção por parte do Inmetro de critério para multas; controle no envio de notificações, pois muitas empresas estão recebendo apenas as multas; e inclusão ou criação de portaria para peças de segunda qualidade, que devem ser livres de apresentar as medidas exigidas.