Trabalhadores e empresários defendem a manutenção do intervalo de 30 minutos

Em uma iniciativa praticamente inédita, trabalhadores e empresários reuniram-se nesta semana (13/04), em seminário na Federação das Indústrias (FIESC), em Florianópolis (SC), para defender um interesse comum: a manutenção do intervalo para repouso e alimentação em 30 minutos. Participaram representantes de diversas regiões do estado dos segmentos têxtil, metalúrgico, plástico e químico, dentre outros.

Representando o setor têxtil, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, declarou que o intervalo de 30 minutos é uma prática consolidada pelas empresas e trabalhadores têxteis há mais de 70 anos na região. “Este seminário é o início de amplas discussões sobre o tema”, afirma.

Empregados e empregadores mostraram-se mobilizados para garantir a permanência dessa prática. Estima-se que a medida atinge mais de 300 mil trabalhadores, mas vem sendo questionada pelos órgãos fiscalizadores. O encontro reuniu também representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).