Setor têxtil é debatido na abertura da Texfair

Aproximadamente 40 jornalistas estiveram presentes na coletiva de imprensa de abertura da décima edição da “Texfair – Feira Internacional da Indústria Têxtil”, da qual participaram Ulrich Kuhn, presidente do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau; Alcantaro Corrêa, presidente da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina; e Georges Tomic, Conselheiro da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

Kuhn falou sobre o esmero dos cerca de 200 expositores – que representam 400 marcas - em relação à apresentação dos seus stands na feira, explicando que o evento atingiu sua perfeita maturidade ao completar 10 anos de realização.
De acordo com o presidente da FIESC, “a ‘Texfair’ representa uma oportunidade para os expositores se movimentarem para melhorar a produtividade e driblar os problemas econômicos, aprimorando seus sistemas de gestão. Alcantaro Corrêa destacou o otimismo do mercado catarinense, a preocupação em preservar a empregabilidade na região e a competência das empresas no desenvolvimento de produtos manufaturados.“A população de Santa Catarina é de apenas seis milhões de habitantes, mas possui uma qualificada formação profissional; o SENAI, por exemplo, forma 130 mil alunos anualmente e a ‘Texfair’ contribui para apresentar ao mercado nacional a capacidade produtiva do estado”, afirmou.

George Tomic, da Abit, destacou a importância do evento para a indústria têxtil nacional, responsável por grande parte da movimentação econômica nacional. Ao mesmo tempo, criticou as altas taxas tributárias do país que impedem o desenvolvimento mais abrangente do segmento, inclusive no que diz respeito às exportações.
Os representantes das entidades avaliaram os problemas econômicos mundiais e sua repercussão no setor têxtil brasileiro, principalmente quanto à importação e a informalidade do setor que atinge 50% do ramo de confecção.
De acordo com o presidente do Sintex, “a ‘Texfair’ contribuiu para que Blumenau atinja um patamar de qualificação na realização de eventos de negócios.