Segunda edição da Fematex dá a partida para o verão 2010

Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção reúne, em Blumenau (SC), qualidade de expositores e de informações, consolidando o esforço da região na retomada das atividades empresariais após a tragédia que a cidade enfrentou

Durante a coletiva de imprensa de abertura da “Fematex 2009”, realizada no primeiro dia do evento, que acontece de 03 a 06 de fevereiro no Parque Vila Germânica, em Blumenau, SC, Ulrich Kuhn, presidente do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau – enfatizou o caráter primordial da feira, que é a democratização da informação, especialmente para o pequeno e médio empresário, sem esquecer as grandes indústrias da região. “Valor agregado é a palavra-chave da atualidade para o segmento de confecção, o que requer diferencial e atualização de moda. E o objetivo da ‘Fematex’, desde a sua idealização, é colocar à disposição dos empresários toda a informação possível; o Vale do Itajaí tem vocação e estrutura para realizar isso”, disse.  Kuhn falou também sobre a importância do Lounge Empresarial, cujo tema neste ano é Sustentabilidade, com a proposta de mostrar aos profissionais a importância da harmonia entre desenvolvimento e meio ambiente.

Fernando Pimentel, diretor superintendente da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ressaltou a importância da “Fematex” para o setor têxtil brasileiro, razão pela qual a associação encampou o projeto logo no início. “Para a cadeia produtiva, é uma feira de suma importância”, explicou.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, agradeceu a presença de todos, expositores, visitantes e imprensa.“A presença de vocês é um exemplo da fé que todos depositam na nossa cidade, na mobilização geral, inclusive na rapidez com que foi montado o evento – até uma semana atrás, o Parque Vila Germânica, situado em um dos locais mais atingidos pela enchente, era o espaço onde estava sendo feito o armazenamento dos donativos que chegaram à cidade; aliás, o slogan ‘Nada Pode Levar Nossa Força’ cabe bem aqui”, declarou.

O prefeito de Blumenau destacou a importância da iniciativa das principais entidades representativas da indústria têxtil da região – que corresponde a 40% da economia da cidade - que, após a tragédia das chuvas, se reuniram e fizeram um esforço para não demissão no setor.

“Esse não será um ano fácil, mas a realização, com êxito, dessa segunda edição da ‘Fematex’ nos sinaliza que 2009 não será um ano desastroso para a indústria têxtil”, concluiu Ulrich Kuhn.

O evento, que está em sua segunda edição, é promovido pelo Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau e organizado pela Vale Feiras & Eventos. Com a proposta de ser uma feira integrada de materiais têxteis dirigida para a criação de moda e confecção, reúne cerca de 70 expositores que apresentam lançamentos e informações para a coleção verão 2009/2010 e um preview do alto verão 2010. A feira apresenta os lançamentos de aviamentos e complementos, tecidos, fios especiais e diferenciados, químicos e auxiliares, serviços, consultorias, entidades de ensino, fornecedores de sistemas de gestão e bureaux de novos talentos.

A Fematex 2009 teve em sua organização 800 pessoas trabalhando, além de movimentar profissionais e empresas de hotelaria, restaurantes, turismo, transportes e trabalhos temporários de mão- de – obra de montagem, limpeza e decoração.

Entre os diferenciais do evento destaque para o “Fórum de Tendências” – espaço que apresenta toda a gama de cores temáticas para a primavera-verão 2009/2010 e um preview do alto-verão 2010, além de lançamentos dos expositores.

O “Espaço Informação, Moda e Negócio” complementa as informações para o segmento têxtil e de criação de moda, através de uma programação especial de palestras.

O espírito de superação do povo catarinense recebeu a homenagem de um expositor de São Paulo, a Piter Pan, que colocou na testeira de seu estande na “Fematex” a seguinte frase: “Santa Catarina, nada afeta seu dinamismo”, mostrando a solidariedade do brasileiro e seu otimismo para enfrentar e vencer imprevistos.