No Dia do Ar (06/08) Malwee apresenta suas ações para contribuir com a redução do aquecimento global

Em 1997, no Japão, foi assinado o Protocolo de Quioto, o tratado ambiental de maior importância no mundo até hoje. Seu objetivo é organizar esforços de mais de 55 países para estabilizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera e assim reduzir o aquecimento global e seus possíveis impactos. Os países desenvolvidos têm metas de redução para cumprir até 2012. Já os países em desenvolvimento, como o Brasil, ainda não têm metas estipuladas, mas devem também reduzir suas emissões de gases.
A Malwee sabe que para resolver esse problema global devem ser feitas ações locais, com cada um fazendo a sua parte. Através de seus Compromissos, a Malwee realiza diversas ações para melhorar a qualidade do ar e contribuir para que o Brasil e o planeta reduzam suas emissões de gases.
Ações Malwee:
- A Malwee foi a primeira empresa catarinense a utilizar o gás natural em suas instalações. O gás, um combustível de queima limpa e uniforme, reduziu drasticamente as emissões atmosféricas, eliminando a geração de gases a base de enxofre (SOx) e de particulados ao meio ambiente. Com a instalação do gás natural, houve um grande salto na qualidade das emissões, fato comprovado pelo monitoramento constante das emissões por laboratório externo, ligado a uma das mais importantes universidades catarinenses.

- Malwee é Carbono Livre. Ela foi a primeira empresa têxtil a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa. Após um levantamento feito em 2007 por consultores externos e funcionários da empresa de todas as emissões atmosféricas geradas pelas unidades fabris da Malwee, comparadas também com o inventário florestal da empresa, chegou-se a conclusão que a empresa neutraliza suas emissões atmosféricas e ainda gera um superávit para os demais anos.

- Nos últimos anos, apesar de atender na totalidade a legislação brasileira em relação às emissões atmosféricas, a empresa vem investindo em sistemas de absorção de fumaças, desenvolvidos especialmente para a Malwee pela UFSC, o SIAF (Sistema de Absorção de Fumaça).

- A frota de caminhões foi substituída por caminhões com motor eletrônico, o motor com Selo Verde, o que melhora muito a qualidade do ar. A frota de veículos foi substituída em sua grande maioria por motores bi-combustíveis, possibilitando o uso de álcool, combustível alternativo, considerado ambientalmente correto.

- Em setores onde há emissões de fibrilas e/ou partículas que podem ficar suspensas no ar, existem sistemas exautores com filtros para a coleta de material, evitando desta forma que eles sejam lançados no meio ambiente.

Outras ações menores, mas não menos importantes também são executadas, sempre buscando unir a tecnologia com o desenvolvimento sustentável.
É o Compromisso da Malwee com as novas gerações.