Brasil e México

A primeira reunião oficial para um possível acordo bilateral entre as empresas têxteis brasileiras e mexicanas foi feita na semana passada, em viagem de empresários e autoridades brasileiras ao México.
O presidente do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau -, Ulrich Kuhn, voltou otimista, mas informa que diferente das negociações com os Estados Unidos que logo geraram dois memorandos de entendimento, as tratativas com o México continuam.
Segundo Kuhn, no momento, existe uma aparente divisão entre os empresários mexicanos, mas também sinais de boa vontade para a efetivação de um acordo bilateral. O plano brasileiro é encontrar um acordo até novembro, quando está prevista uma visita do presidente Felipe Calderón ao Brasil.
Paralelamente às tratativas com o México, continuam em andamento as negociações para acordos bilaterais com os EUA e com a União Européia.