Feira apresenta o principal elemento de diferenciação competitiva: a Informação

O Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário - promove a primeira edição da Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção, a Fematex. Instalado no Parque Vila Germânica, em Blumenau, SC, entre os dias 25 e 28 de março, o evento conseguiu reunir grandes empresas do setor têxtil que apresentam suas novidades para o verão 2009.

Entre as empresas expositoras estão: Canatiba, Capricórnio, Cedro, Cotton King, Covolan, Horizonte, Paraguaçu Têxtil, Renaux Blue Label, Renaux View, Santana e Vicunha – nas tecelagens. Haco, Tecnoblu e Veneto – nos tags e etiquetas. Brasil Botões, Sulpérolas e Irmãos Perfeito - nos botões. Alguns dos principais veículos de mídia impressa como Costura Perfeita, Textília, Vogue e World Fashion estavam entre os expositores. Importantes ferramentas de pesquisas como UseFashion e WGSN também tiveram a chance de apresentar seus serviços ao público.

Para a escolha das empresas participantes foi utilizado um critério. A organização do evento já tinha dividido o número empresas de cada segmento para expor seus produtos. Depois, as empresas tinham que apresentar qualidade e acima de tudo, ter diferencial.

Ulrich Kuhn, presidente do Sintex, enfatizou que a Fematex é voltado para as pequenas e médias empresas, para que tenham a oportunidade de estar próximo de fornecedores vindos de todo o Brasil. E em consenso, Ulrich Kuhn e Renato Valim, diretor executivo, afirmam que essas empresas precisam cultivar o ato de agregar valores aos seus produtos para que se diferenciem das outras.

A Fematex nasceu para preencher uma lacuna no Brasil, que estava carente de feiras desse porte. Tendo como exemplo a Première Vision, os organizadores querem que o evento seja um lugar que, além da geração de negócios, transmita também informações. Por isso os visitantes e expositores têm acesso ao “Espaço Informação: Moda e Negócio”, que apresenta uma programação de palestras sobre tendências e lançamentos dos expositores, focando sempre na moda e negócios e ao "Fórum de Tendências".

FÓRUM DE TENDÊNCIAS

Inovando mais uma vez, a Fematex aparece com uma proposta nova no mercado. Como já comentado, um dos principais focos da feira é a informação, por esse motivo foi criado o Fórum de Tendências. Carlos Simões, coordenador e idealizador do espaço vai direto ao ponto: “O objetivo é encurtar a distância entre comprador, jornalista, representante comercial e as empresas expositoras”.

O Fórum de Tendências apresenta sugestões de tecidos e aviamentos para o Verão 2009 e está localizado no centro da feira. Ana Cristina, da Persona Consultoria de Comunicação (Assessoria do evento) descreveu: “Consideramos o Fórum como o coração do evento”. O espaço reuniu grande parte dos lançamentos dos expositores e foram divididos em grupos: Infusão (oriental), Emoção (romântico), Reflexão (fundo do mar) e Revitalização (meio ambiente). Todos eles direcionados à conscientização e à preservação do meio ambiente.

Andréa Kraemer, diretora de arte e também idealizadora do projeto, explica que os temas apresentados são direções para ajudar as empresas na hora da criação.

O Fórum proporciona a todos os profissionais do setor, orientações básicas da estação através de espaços cenográficos compostos por gamas de cores, orientações temáticas e criações têxteis, além de favorecer a inspiração, a criatividade e a realização de negócios entre compradores e expositores. "A moda é muito didática e tem essa facilidade de passar mensagens rapidamente", afirma Carlos Simões.

No espaço ainda temos a oportunidade de assistir um filme com uma prévia da próxima edição da Première Vision, em Paris.

A Fematex possui um conceito forte e inovador e aos olhos do Guia Jeanswear tem tudo para ser sucesso e durar por muitas edições. Esperamos pela segunda edição ansiosos.

Aguardem, em breve, mais informações sobre os expositores e o balanço da Fematex 2008.

Por Marcia Kimie
Fotos: Equipe Guia Jeasnwear